Amazon investe em plataforma que usa IA para criar séries personalizadas; entenda
Após o fracasso com Os Anéis de Poder, empresa aposta em serviço que permite ao público gerar seus próprios programas com inteligência artificial

A Amazon está financiando uma nova plataforma chamada Showrunner, que usa inteligência artificial para permitir que qualquer pessoa crie suas próprias séries personalizadas.
A iniciativa marca uma mudança estratégica da empresa e do entretenimento após o investimento bilionário em "O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder", que teve recepção morna do público e da crítica.
Segundo reportagem do Business Insider, a plataforma é desenvolvida pelo Fable Studio, que ganhou notoriedade em 2023 ao lançar uma versão de South Park feita com IA, em pleno auge da greve dos roteiristas.
A proposta do Showrunner é usar ferramentas de IA generativa para permitir que usuários desenvolvam enredos, personagens e episódios.
Caso outra pessoa faça um remix de um conteúdo criado na plataforma, 40% do valor arrecadado vai para o criador original.
De “fanfic” ao interesse de Hollywood
Inicialmente, o conteúdo será gratuito, mas os usuários poderão comprar créditos (entre US$ 10 e US$ 40 por mês) para criar histórias mais elaboradas com os recursos internos do sistema. A distribuição poderá ser feita por canais como YouTube e outras plataformas de terceiros.
Apesar de o conteúdo atual não ter impressionado o público, o Fable já negocia com a Disney para licenciar propriedades intelectuais que possam ser remixadas pelos usuários que desejam criar séries personalizadas.