Amazon investe em plataforma que usa IA para criar séries personalizadas; entenda

Após o fracasso com Os Anéis de Poder, empresa aposta em serviço que permite ao público gerar seus próprios programas com inteligência artificial

amazon está fazendo investimentos
Showrunner permite criar episódios com IA e compartilhar em plataformas como YouTube. Foto: Freepik

Jessica de Holanda 1 minutos de leitura

A Amazon está financiando uma nova plataforma chamada Showrunner, que usa inteligência artificial para permitir que qualquer pessoa crie suas próprias séries personalizadas.

A iniciativa marca uma mudança estratégica da empresa e do entretenimento após o investimento bilionário em "O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder", que teve recepção morna do público e da crítica.

Segundo reportagem do Business Insider, a plataforma é desenvolvida pelo Fable Studio, que ganhou notoriedade em 2023 ao lançar uma versão de South Park feita com IA, em pleno auge da greve dos roteiristas.

A proposta do Showrunner é usar ferramentas de IA generativa para permitir que usuários desenvolvam enredos, personagens e episódios.

Caso outra pessoa faça um remix de um conteúdo criado na plataforma, 40% do valor arrecadado vai para o criador original.

De “fanfic” ao interesse de Hollywood

Inicialmente, o conteúdo será gratuito, mas os usuários poderão comprar créditos (entre US$ 10 e US$ 40 por mês) para criar histórias mais elaboradas com os recursos internos do sistema. A distribuição poderá ser feita por canais como YouTube e outras plataformas de terceiros.

Apesar de o conteúdo atual não ter impressionado o público, o Fable já negocia com a Disney para licenciar propriedades intelectuais que possam ser remixadas pelos usuários que desejam criar séries personalizadas.


SOBRE A AUTORA

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com passagem pela BandNews, Portal RIC.com.br, JB Litoral e Massa FM. saiba mais