World Labs anuncia ferramenta de IA capaz de criar ambientes em 3D

Um avanço importante rumo ao que a líder em IA chama de “inteligência espacial”

ferramenta de inteligência artificial Marble para geração de imagens em 3D
Créditos: Dmitry Ganin/ Unsplash/ mim.girl/ Getty Images

Mark Sullivan 2 minutos de leitura

A World Labs, empresa de inteligência artificial cofundada pela pesquisadora Fei-Fei Li, acaba de lançar o Marble, um modelo capaz de gerar ambientes tridimensionais a partir de simples comandos.

No site da empresa, é possível inserir textos, imagens ou vídeos de lugares reais. O Marble usa essas informações para construir ambientes 3D completos – de pequenos cômodos a grandes espaços ao ar livre.

O sistema consegue reconstruir, gerar e simular mundos tridimensionais – um verdadeiro “modelo de mundo”. Para Li, ele “representa um passo importante para liberar todo o potencial da IA”, algo que ela chama de “inteligência espacial”.

O conceito de inteligência espacial se refere à capacidade de um sistema perceber, representar e agir dentro de um espaço físico – de forma parecida com a maneira como humanos e animais se orientam e tomam decisões com base no que observam ao redor.

Por meio de uma interface online, os usuários podem enviar descrições, imagens, vídeos ou até esboços simples em 3D. O modelo então gera um ambiente tridimensional realista. Por exemplo: você pode mandar fotos do seu quarto de criança e o Marble usa essas imagens para criar uma versão digital e imersiva do espaço.

Depois, é possível ajustar ou expandir essa recriação com as ferramentas de edição – desde pequenos detalhes, como incluir um relógio de parede, até mudanças maiores, como adicionar móveis ou alterar completamente a iluminação do ambiente.

Usuários mais experientes também podem criar ou importar uma cena 3D básica, com os principais elementos do espaço, e usar comandos de texto para definir o estilo visual.

“As ferramentas de edição permitem que você refine o modelo, faça ajustes e experimente até transformar a ideia que está na sua cabeça em algo real”, explica Justin Johnson, cofundador da World Labs. A empresa também lançou um hub onde os usuários podem compartilhar suas criações 3D.

O Marble também exporta os mundos criados, para que artistas e desenvolvedores possam aprimorá-los em outras plataformas. Ele pode gerar ambientes em Gaussian splats, malhas ou vídeos – formatos comuns entre profissionais de computação gráfica.

“Isso é muito interessante porque permite usar esses ativos 3D em diferentes tipos de fluxo de trabalho”, diz Johnson. “Você pode pegar uma malha triangular e colocá-la em um jogo, ou usar um Gaussian splat em uma cena de efeitos visuais.”

ferramenta de inteligência artificial Marble para geração de imagens em 3D
Crédito: Fast Company

No campo da IA generativa, o Gaussian splat é uma das técnicas mais precisas para representar objetos e espaços em 3D. O modelo cria milhões – ou até bilhões – de pequenas partículas semitransparentes distribuídas pelo espaço.

Essas partículas são pequenas esferas suaves, mais intensas no centro e com brilho, cor e densidade que diminuem gradualmente nas bordas. Quando bilhões desses pontos se sobrepõem, eles formam superfícies, luzes e cores contínuas – simulando com realismo uma cena 3D.

Embora qualquer pessoa possa usar o Marble, a ferramenta é especialmente útil para artistas digitais, engenheiros e designers de efeitos visuais. Li e seus cofundadores – Ben Mildenhall, Johnson e Christoph Lassner – acreditam que essa “inteligência espacial” pode revolucionar indústrias como games, cinema e robótica.

A World Labs oferece diferentes planos de assinatura. A versão gratuita permite criar até quatro mundos. Já os planos pagos incluem mais créditos e ferramentas extras, com a opção mais completa custando US$ 95 por mês.


SOBRE O AUTOR

Mark Sullivan é redator sênior da Fast Company e escreve sobre tecnologia emergente, política, inteligência artificial, grandes empres... saiba mais