10 mitos e verdades sobre energia solar que você precisa saber

Conheça os mitos e verdades que ainda confundem quem pensa em investir em energia solar no Brasil

Casa com telhado de energia solar
Ao aderir ao sistema, o consumidor colabora com um modelo energético limpo e de baixo impacto ambiental. Créditos:Pixabay

Guynever Maropo 2 minutos de leitura

Com a popularização da energia solar, surgiram também muitas dúvidas sobre seu funcionamento, benefícios e viabilidade. No entanto, neste cenário, a desinformação pode afastar consumidores de uma alternativa sustentável tanto economicamente, quanto financeiramente.

Confira abaixo os 10 principais mitos e verdades que ajudam a entender de fato como essa tecnologia realmente funciona.

1. A energia solar é uma fonte limpa e sustentável

Verdade: A energia solar é gerada a partir da luz do sol, sem utilizar combustíveis fósseis ou emitir gases poluentes. Por isso, não contribui com o efeito estufa e ajuda a preservar o meio ambiente.

2. Módulos solares duram mais de 25 anos

Verdade: Estudos técnicos e experiências de campo comprovam que os painéis solares podem funcionar com eficiência por mais de duas décadas, graças ao avanço tecnológico no setor.

3. Os painéis quebram com facilidade

Mito: Os módulos são projetados para resistir a diferentes condições climáticas, como chuva, sol intenso e até granizo, garantindo segurança e durabilidade.

4. Energia solar funciona apenas em regiões muito ensolaradas

Mito: A produção de energia depende da radiação solar, e não do calor. Mesmo em dias nublados ou frios, os painéis continuam gerando eletricidade.

5. Os painéis reduzem a temperatura do telhado

Verdade: A instalação cria uma camada de sombra sobre o telhado, o que reduz sua exposição direta ao sol e pode diminuir a temperatura interna da edificação.

6. A instalação danifica o telhado

Mito: Muito pelo contrário, os painéis protegem o telhado contra exposição solar direta e impactos, como granizo, funcionando como uma barreira física.

7. O custo de instalação ainda é muito alto

Mito: O preço dos sistemas fotovoltaicos caiu mais de 80% nos últimos cinco anos. Além disso, há linhas de financiamento e incentivos governamentais que facilitam - e muito - o investimento.

8. Os painéis não produzem energia à noite

Verdade: A geração ocorre apenas com luz solar, mas a energia excedente produzida durante o dia é convertida em créditos na rede, que podem ser usados à noite.

9. O sistema exige manutenção constante

Mito: Os módulos têm baixa necessidade de manutenção. A limpeza periódica, feita com água e sabão neutro, geralmente é suficiente para garantir o desempenho ideal.

10. É possível zerar a conta de luz

Mito: Embora a economia possa chegar a 95%, ainda há cobranças fixas, como a taxa mínima de fornecimento e a contribuição para iluminação pública.

A adoção da energia solar oferece economia, sustentabilidade e valorização do imóvel, além de contribuir diretamente para a preservação ambiental e a transição energética no Brasil.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais