Avaliação do ciclo de vida, uma prática que pode ajudar a salvar o seu negócio
Essa importante ferramenta de mitigação do impacto ambiental pode ajudar as empresas, mas há armadilhas importantes a serem evitadas
A melhor ferramenta para as empresas medirem seu impacto ambiental é a avaliação do ciclo de vida (ACV). As ACVs rastreiam os impactos ambientais de produtos e processos desde a criação até o descarte. O ideal é que as empresas com mentalidade sustentável utilizem essas avaliações para entender como suas metas se ajustam à realidade.
Na realidade, as ACVs têm complexidades e nuances que podem levar ao greenwashing e a interpretações errôneas. Mas elas ainda são uma das melhores ferramentas que as empresas têm para monitorar o impacto ambiental e fazer mudanças positivas. Veja a seguir algumas recomendações para usar e entender as ACVs.
COMO ENTENDER AS ACVs
As ACVs são avaliações holísticas para a compreensão da sustentabilidade de um produto, processo ou sistema. Elas ajudam os tomadores de decisão a identificar as compensações entre os impactos ambientais, econômicos e sociais e a fazer escolhas informadas para o desenvolvimento sustentável.
Entretanto, elas só são boas se os dados que utilizam forem adequados. Dados limitados ou substituições inapropriadas de conjuntos de dados nos estágios do ciclo de vida do produto podem afetar os resultados da ACV ou levar a erros ou distorções.
Visões pré-existentes, uso de determinada terminologia ou dados científicos difíceis de decifrar também podem gerar mal-entendidos do público sobre as ACVs. Recomendo apresentar as informações usando linguagem clara e recursos visuais, para evitar que os leitores tenham esses problemas. Também é fundamental usar fontes de dados claras e prontamente acessíveis.
POR QUE USAR AS ACVs?
As ACVs ajudam as empresas a aprimorar os processos internos e a identificar áreas problemáticas para mitigar o impacto ambiental. Também são úteis para garantir que as empresas atendam ou transcendam as normas e os padrões ambientais.
O uso dessas avaliações pode ajudar a garantir que os produtos e serviços atendam à demanda dos consumidores por responsabilidade ambiental, com o respaldo científico para serem vendidos como “ecologicamente corretos” ou “produzidos de forma sustentável”, se a empresa estiver comercializando-os dessa forma.
LIMITAÇÕES DA ACV
Não existem duas ACVs exatamente iguais. A variabilidade decorre das diferenças de software, fontes de dados e metodologia. Diferentes ferramentas de software têm bancos de dados e métodos de aquisição distintos, o que leva a variações nos resultados.
Como as ACVs dependem de modelos de ciclo de vida, elas podem não ser totalmente precisas. Por exemplo, é necessário fazer suposições sobre a distância de transporte do produto ou o uso de eletricidade em um dia comum.
As ACVs são complexas. Um obstáculo a ser evitado é a interpretação errônea de resultados complicados.
A disponibilidade de dados é outro problema. Muitas vezes, os componentes específicos do produto não estão disponíveis nos conjuntos de dados do software de ACV. Para obter precisão, pode valer a pena investir em conjuntos de dados personalizados para seus novos indicadores, como fez minha empresa.
As questões de revisão por pares também contribuem para as limitações. Embora as ACVs comparativas exijam revisão por pares de acordo com a ISO 14040 (uma norma internacional para ACVs), as não comparativas não exigem revisão por pares.
Assim como diferenciamos uma notícia de um artigo de opinião, precisamos entender o processo de revisão de cada ACV.
COMUNICAR OS RESULTADOS
As ACVs são complexas e oferecem diversas ideias. Um obstáculo a ser evitado é a interpretação errônea de resultados complicados.
Os plásticos, por exemplo, são leves, mas têm cronogramas de biodegradação lentos. As partes de transporte e descarte de seus ciclos de vida às vezes geram baixas emissões de CO2 em comparação com outros produtos biodegradáveis. Isso significa que os plásticos devem ser examinados de forma holística.
Ao ignorar os impactos sobre a saúde humana, o espaço dos aterros sanitários e os ecossistemas marinhos, as partes interessadas podem interpretar erroneamente os resultados da ACV.
Podemos entender mais adequadamente seus impactos positivos criando uma compreensão mais profunda do que as ACVs explicam e do que não explicam.
POR QUE AS ACVs SÃO VALIOSAS
Embora não sejam perfeitas, as ACVs são inestimáveis para as empresas que desejam compreender seu impacto ambiental.
Em um mundo ideal, haveria mais padronizações além das normas ISO. Mas, mesmo sem elas, as ACVs são uma ferramenta de negócios extremamente importante. É uma pena que mais empresas não as conheçam.
As empresas que adotarem as ACVs terão uma clara vantagem competitiva conforme o mercado avança cada vez mais em direção ao uso mais eficiente de energia e ao uso mais sustentável de materiais em suas cadeias de suprimentos.