Dia do Combate ao Alcoolismo: conheça 3 apps que ajudam a reduzir o consumo de álcool
O alcoolismo é caracterizado pela dificuldade de controlar a ingestão de bebida

Hoje (18) é Dia de Combate ao Alcoolismo, uma data marcada para conscientizar a população sobre os riscos do consumo excessivo de bebidas alcoólicas, costume em alta principalmente em época de Carnaval.
Beber em alguns eventos sociais é comum em muitas culturas, mas o excesso de bebida pode acarretar doenças. O alcoolismo é caracterizado pela dificuldade de controlar a ingestão de bebida, necessidade de doses cada vez maiores para alcançar os mesmos efeitos e sintomas físicos e emocionais quando o consumo é interrompido.
O controle da substância não é fácil para todos, e alguns aplicativos podem ajudar no tratamento. Com tecnologias desenvolvidas para monitorar hábitos, oferecer suporte psicológico e orientar usuários, apps estão sendo utilizados no Brasil e no exterior para ajudar quem deseja reduzir ou interromper o consumo de álcool.
O diagnóstico não depende do tipo de bebida ou da quantidade ingerida, mas da incapacidade de controlar o consumo, fatores como predisposição genética, ansiedade, insegurança, influência cultural e fácil acesso ao álcool contribuem para o desenvolvimento da dependência.
SINAIS QUE MERECEM ATENÇÃO
Segundo o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, entre os principais indícios estão a perda de controle sobre o uso, aumento da tolerância e sintomas de abstinência. Outros que podem surgir com a interrupção da bebida indicando problema são:
- Tremores;
- Náuseas;
- Suor excessivo;
- Irritação; e
- Ansiedade.
Em situações mais graves podem ocorrer convulsões e confusão mental.
Se questionar se deveria diminuir a bebida, ficar irritado quando criticado, sentir culpa por beber ou ingerir álcool pela manhã são indícios de que é preciso buscar avaliação médica.
- Dia do Combate ao Alcoolismo: conheça 3 apps que ajudam a reduzir o consumo de álcool

- Como diferenciar críticas construtivas e destrutivas?

- Quais as competências que empresas buscam no mercado de trabalho atualmente?

TRATAMENTO
O primeiro passo é reconhecer a dependência e desejar mudar, a partir disso, o acompanhamento com psicólogo ou psiquiatra é indicado. O tratamento pode incluir desintoxicação assistida, uso de medicamentos e terapia individual ou em grupo. A participação da família é considerada fundamental no processo de recuperação.
O uso prolongado do álcool está associado a doenças no fígado, estômago, pâncreas e sistema cardiovascular, além de aumentar o risco de demência e alguns tipos de câncer. Os impactos também atingem a vida social e profissional do dependente.
CONFIRA 3 APPS QUE AJUDAM A REDUZIR O CONSUMO DO ÁLCOOL
Aplicativos de celular têm sido incorporados como ferramentas de apoio, eles ajudam a monitorar o consumo, identificar gatilhos emocionais e reforçar metas de redução.
1. Drink Less
O aplicativo é recomendado pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, baseado em evidências científicas, auxilia usuários a diminuir o consumo gradualmente.
Oferece definição de metas, registro da quantidade ingerida, monitoramento de humor e qualidade do sono, além de técnicas cognitivas para reduzir o desejo de beber. Está disponível na App Store e no Google Play.
2. ModeraSP
Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, integra o aplicativo E Saúde SP. O usuário responde ao questionário AUDIT, validado pela Organização Mundial da Saúde, e recebe uma pontuação que indica o nível de risco.
A partir disso é gerado um plano personalizado e, se necessário, encaminhamento para unidades de saúde. Disponível para Android.
3. A-CHESS
Voltado principalmente para pessoas que já estão em tratamento, combina monitoramento com intervenções baseadas em terapia cognitivo comportamental. Oferece suporte contínuo para prevenir recaídas e fortalecer a sobriedade, disponível para Android.
Embora não substituam o acompanhamento médico, os aplicativos funcionam como suporte diário, eles ampliam o acesso à informação, ajudam no controle do hábito e oferecem incentivo constante. No enfrentamento ao alcoolismo, cada ferramenta pode representar um passo importante.