Epcot, o parque da Disney World, na verdade significa “Experimental Prototype Community of Tomorrow”
Desde sua inauguração, o Epcot atrai milhões de turistas. Sua famosa esfera geodésica, a Spaceship Earth, por si já é uma grande atração, mas o parque também reúne diversas culturas e costumes em um único lugar.
No entanto, o que os visitantes do Epcot – que está comemorando seu 50º aniversário – encontram não é exatamente o que Walt Disney idealizou.
Em 1966, Disney anunciou a construção do parque, que é um acrônimo para “Experimental Prototype Community of Tomorrow” (Comunidade Protótipo Experimental do Amanhã). Não se tratava apenas de um parque temático, mas, como explicou o próprio Walt Disney, seria “a criação de um projeto vivo para o futuro”, diferente de “qualquer outro lugar no mundo” – uma cidade inteiramente nova construída do zero.
Walt Disney morreu no fim daquele ano e sua mais nova criação foi reduzida e, por fim, completamente destruída. Porém, quando estava escrevendo meu livro sobre o ideal urbano nos EUA, essa comunidade planejada me chamou bastante atenção.
Desde a chegada dos primeiros colonos, americanos experimentam várias formas de assentamentos. Imaginar novos tipos de lugares para morar é uma tradição americana, e a Disney foi particularmente uma grande expoente.
CIDADE DO FUTURO
Um documentário de 25 minutos produzido pela Walt Disney Enterprises continua a ser o melhor exemplo da visão de Walt.
Nele, Disney – de maneira gentil e pausada, como se falasse para um grupo de crianças – detalhou o que seria construído nos 27.400 acres (pouco mais de 111 mil metros quadrados) de um terreno no centro da Flórida que ele havia adquirido.
Com a mesma retórica dos pioneiros americanos, ele percebeu como a abundância de terras era a peça-chave. Ali, ele poderia pôr em prática tudo o que não pôde fazer na Disneylândia, seu primeiro parque temático em Anaheim, na Califórnia, inaugurado em 1955, e que desde então tem sido afetado pelo rápido crescimento urbano. Ele orgulhosamente revela que o terreno no qual a Disney World seria construída tinha o dobro do tamanho da ilha de Manhattan e era cinco vezes maior do que o Magic Kingdom da Disneyland.