Um mergulho nos oceanos com a família Schurmann

Exposição imersiva leva a voz e as cores do fundo do mar para o público com esperança de salvar as águas. Evento vai até 20 de agosto no JK Iguatemi

Crédito: divulgação

Camila de Lira 2 minutos de leitura

Uma exposição imersiva revela o fundo dos mares para o público brasileiro. Com título "Voz dos Oceanos", a experiência sensorial e visual pretende refletir a realidade nada confortável do mar em um momento de mudanças climáticas profundas. O espaço se baseia nas expedições da família Schurmann em alto-mar.  

É possível ver réplicas de corais em tamanho real, vídeos hiper realistas de mergulhos e instalações de realidade aumentada. "A ideia é aproximar a cidade do mar. É dividir o mar com todos e, assim, fazer com que todos entendam como podem salvar os oceanos", afirma Fabiana Schaeffer, cofundadora da Netza&CO, que assina a comunicação do "Voz dos Oceanos".  

Veterana em velejar pelo mundo, a família Schurmann se reuniu para uma viagem especial unicamente para este projeto. Foram dois anos de viagem, de 2021 a 2023, passando por 60 destinos nacionais e internacionais. Feita em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e a Plastic Soup Foundation, a expedição focou em olhar o problema dos plásticos nos mares.

"A ideia é fazer com que todos entendam como podem salvar os oceanos"

Ao realizar quatro voltas ao mundo nos últimos 40 anos, a família viu de perto que os oceanos sofrem mudanças severas, já que estão cada vez mais poluídos. Ilhas de plástico em lugares remotos do mundo, vida marinha menos colorida, águas menos claras. "Voz dos Oceanos"chama atenção para tudo isso. São imagens e vídeos de tirar o fôlego: para o bem e para o mal. 

"Cerca de oito milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos todos os anos. E, se não apostarmos em medidas de contenção, a situação ficará ainda mais grave, podendo triplicar esse volume até 2040. Precisamos mudar de atitude o mais rápido possível”, disse Heloisa Schurmann para a Organização das Nações Unidas (ONU), no início da expedição.

Veleiro sustentável

Em alguns dos trechos interativos da exposição, o público será convidado a peneirar areia para encontrar fragmentos de plásticos. Há também uma réplica de partes do veleiro usado na viagem, o Kat. 

A embarcação é utilizada como exemplo de sustentabilidade e de redução de impacto nos oceanos. Isso porque a embarcação faz uso de energia limpa (eólica, hídrica e solar), tem tratamento de esgoto, além de contar com composteira para o lixo orgânico. O veleiro ainda tem compactador de resíduos, que reduz 80% do lixo, e triturador de vidro, que transforma garrafa em areia.

O Kat também tem duas hortas internas. Segundo Fabiana, o barco inspira novos olhares sobre como habitar o planeta de uma forma mais equilibrada. O veleiro funciona como símbolo de inovação sustentável, prática e tangível. Para ser colocada em prática agora. 

Serviço

"Voz dos Oceanos" - até 20 de agosto

Shopping JK Iguatemi - Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 - 3º andar, São Paulo

Ingresso: R$ 30 (inteira) 

Horário 

Segunda e Terça das 14:00 às 21:20

Quarta a Sexta 12:00 às 21:20

Sábado 10:20 às 21:20

Domingo 13:00 às 19:20


    SOBRE A AUTORA

    Camila de Lira é jornalista formada pela ECA-USP, early adopter de tecnologias (e curiosa nata) e especializada em storytelling para n... saiba mais