Como não poderia deixar de ser, a quinta edição do World Changing Ideas, prêmio realizado pela Fast Company, reconheceu ideias estão ajudando a enfrentar as crises provocadas pela Covid-19 sob os mais variados aspectos: da saúde ao emprego.

Pautas sociais que sacudiram 2020, como a violência racial, deram origem a iniciativas como a promovida por Pharrell Williams: o programa Black Ambition, destacada na categoria Impact Investing, estimula o empreendedorismo de pessoas negras e latinas. Mas o que ficou evidente, nas mais diversas categorias da premiação, é a busca por soluções para alguns dos maiores problemas enfrentados pelo meio ambiente. Olhando para a mesma direção, multinacionais e startups estão, cada qual à sua maneira, apresentando inovações para a redução das emissões de carbono e para a produção agrícola.

O estímulo aos agricultores rendeu, aliás, o prêmio Best World Changing Idea Latin America à Ambev. O projeto Roots, desenvolvido pela companhia em parceria com a consultoria Questtonó, criou cervejas feitas com mandiocas cultivadas por pequenos produtores das regiões Norte e Nordeste brasileiras.

Finalista nesta categoria, a Humanitas360 desenvolveu uma série de ações para combater os efeitos da pandemia no Maranhão. A organização desenvolveu a cooperativa Cuxá, que doou 2 mil litros de água sanitária para presídios e material para a produção de 88 mil máscaras, entre outras iniciativas.

No total, a Fast Company recebeu o número recorde de mais de 3 mil inscrições para a edição deste ano. Um júri composto por editores e repórteres da publicação elegeu 34 vencedores (confira abaixo), centenas de finalistas e menções honrosas. O Brasil também está representado na lista pela Soko, do grupo Flagcx, na categoria Advertising. A agência foi destacada pelo projeto criado para Guaraná Antarctica (que também envolveu a consultoria Apego.inc), patrocinadora oficial do Campeonato Brasileiro feminino de futebol: as marcas que apoiarem futebol feminino podem ter seus logos estampados nas latinhas de refrigerante.

Figuram entre as menções honrosas na categoria Best World Changing Ideas Latam a IBM Brasil, com o projeto Food Tech by IBM, a startup Nude, que calcula e inclui a pegada de carbono no rótulo de cada um de seus produtos (leites vegetais a partir da aveia), e a Global Pack, fabricante de embalagens plásticas que conta com uma série de medidas para reduzir o impacto ambiental.

GENERAL EXCELLENCE
A Microsoft criou uma plataforma chamada Premonition que rastreia, captura e analisa mosquitos para detectar, com antecedência, vírus que podem vir a se espalhar entre a população. A ideia é conseguir ter previsões e alertar o governo para evitar pandemias e epidemias no futuro.

WORLD CHANGING COMPANY OF THE YEAR
Além do projeto acima, a Microsoft inscreveu outras várias ideias para o prêmio da Fast Company, o que garantiu à companhia o título de “empresa transformadora do ano”. Entre as iniciativas está o Project Natick, que testa o gerenciamento de centros de dados debaixo d’água. O intuito? Poupar energia e garantir mais segurança aos dados. A empresa também investiu em projetos nas áreas de saúde e educação.

PANDEMIC RESPONSE
Bem no início da epidemia de Covid-19 na China, em dezembro de 2019, a biotech Regeneron criou um coquetel de anticorpos para a doença que ajudou a reduzir mortes e internações.

ADVERTISING
O Citi, em parceria com a Mastercard, lançou a campanha True Name, que facilita o processo de mudança de nome no cartão de crédito para pessoas trans. Mais de 3.300 clientes já solicitaram a utilização do nome social desde o lançamento da campanha.

AI AND DATA
A Checkr é uma plataforma que utiliza inteligência artificial para ajudar empresas na checagem de currículos dos candidatos. Em 2020, ela lançou o Checkr Access, que visa diminuir a disparidade social e racial nas entrevistas de emprego. Isso é feito através de um sistema que filtra os currículos sem o fator discriminatório de registros criminais.

APPS
O app Too Good to Go conecta consumidores a restaurantes, mercados e lojas que vendem suas sobras de alimentos ao final do dia. Desde seu lançamento, em setembro de 2020, mais de 200 mil refeições foram salvas do desperdício.

ARCHITECTURE
Sediado em Toronto, no Canadá, o escritório de arquitetura Dialog tem um conceito para a nova geração de arranha-céus. O prédio de 105 andares projetado pela empresa combina uma estrutura feita de painéis de madeira maciça e aço a painéis solares e um biorreator de algas. Tudo isso sem deixar pegadas de carbono.

ART & DESIGN
Os comprimidos ganharam uma embalagem que une sustentabilidade e design. Em vez de frascos feitos de plástico, a agência estadunidense de branding Saatchi & Saatchi Wellness criou uma caixa 100% biodegradável e compostável, feita de papel.

CONSUMER PRODUCTS
Os novos jeans da Levi’s são feitos a partir de um material chamado Circulose, que consiste em jeans reciclados. O processo de reciclagem do tecido foi realizado em parceria com uma startup sueca. O objetivo da empresa é utilizar cada vez menos materiais virgens, reduzindo assim o impacto no meio ambiente.

CREATIVITY
O projeto Rainforest Fire Channel, desenvolvido pela agência criativa Zulu Alpha Kilo, tem como objetivo lembrar que a Amazônia está sofrendo incêndios constantes. Para isso, a empresa criou um canal no YouTube que está, desde 16 de dezembro de 2019, transmitindo imagens dos incêndios que atingem a floresta.

CORPORATE SOCIAL RESPONSIBILITY
A fabricante de máquinas agrícolas John Deere tem ajudado a combater a fome na Nigéria após a criação do projeto Rayuwa. Seu objetivo é fornecer treinamento agrícola e educação de jovens a fim de ajudar os agricultores do presente e do futuro do país.

DEVELOPING-WORLD TECH
A carteira digital da Leaf visa garantir aos usuários – localizados no Quênia, em Uganda e Ruanda – mais segurança com seu dinheiro. Esses países têm grande contingente de imigrantes, o que torna transações bancárias e a locomoção, utilizando dinheiro vivo, menos seguras. A solução da fintech utiliza blockchains, permitindo que mesmo quem não tenha um smartphone possa fazer uso da carteira.

EDUCATION
A organização Repórteres sem Fronteiras criou uma biblioteca virtual no jogo Minecraft para compartilhar artigos e materiais jornalísticos que foram censurados em países como Arábia Saudita e Bielorrússia. O projeto levou 3 meses e mais de 12.500.000 blocos virtuais.

ENERGY
A startup californiana OhmConnect desenvolveu uma “usina de energia virtual”: quando a rede precisa de energia, um sistema ativa uma rede de dispositivos inteligentes em residências de todo o estado para reduzir a demanda de forma coordenada. A plataforma também oferece incentivos para os usuários reduzirem o consumo de energia.

EXPERIMENTAL
A Looop, máquina desenvolvida pelo Hong Kong Research Textiles and Apparel em colaboração com a H&M Foundation, limpa e desmembra roupas velhas – e as transforma em peças novas. A instalação na loja da H&M de Estocolmo foi desenhada pela AKQA.

FOOD
A startup Perfect Day utiliza proteínas do leite nos seus produtos – mas essas proteínas crescem por meio de fermentação, não em vacas.

HEALTH
Há seis anos, Snoo vende uma espécie de berço que promete acalmar o bebê. Desde que a pandemia começou, a startup distribuiu 220 de seus produtos para cem hospitais nos EUA.

IMPACT INVESTING
Pharrell Williams lançou o Black Ambition para impulsionar o financiamento de negócios fundados por pessoas latinas e negras.

MEDIA AND ENTERTAINMENT
A editora norueguesa Gyldendal está querendo engajar a Geração Z na literatura com séries de histórias no Snapchat, no Spotify e no Instagram.

POLITICS AND POLICY
O ex-prefeito de Stockton, na Califórnia, está à frente do Mayors For a Guaranteed Income, coalizão de prefeitos cuja proposta é encontrar uma solução para programas de renda.

SOCIAL JUSTICE
Com o software NX Navigator, a Nextracker ajuda a proteger os paineis solares de tempestades de granizo.

ENDURING IMPACT: 15+ YEARS IN BUSINESS
A Neste pega óleo e gordura que foram utilizados em restaurantes e converte o material em diesel renovável.

BEST WORLD CHANGIN IDEA ASIA-PACIFIC
A organização sem fins lucrativos Wadhwani AI, da Índia, desenvolveu uma ferramenta de machine learning capaz de detectar, em segundos, quando recém-nascidos estão abaixo do peso.

BEST WORLD CHANGING IDEA EUROPE, MIDDLE EAST AND AFRICA
A Orange é uma startup cuja missão é melhorar o e-commerce na África subsaariana ao conectar compradores e vendedores, além de viabilizar entregas em residências que não têm endereços precisos.

BEST WORLD CHANGING IDEA LATIN AMERICA
Roots é um projeto da Ambev, feito em parceria com a consultoria Questtonó, que produziu marcas de cerveja feitas com mandioca. A iniciativa mobilizou mais de 10 mil agricultores do Nordeste brasileiro.

BEST WORLD CHANGING IDEA NORTH AMERICA
Em vez de usar ingredientes tradicionais, como centeio e levedura, a startup Air Company está fazendo uma vodca que usa energia renovável para converter carbono em etanol.

SOBRE A AUTORA

Isabella Lessa é redatora-chefe da Fast Company Brasil.