Bonecas, bonecos e boneques nas cores do arco-íris compõem o novo conjunto de Lego. É a primeira vez que a empresa dinamarquesa, fabricante de um dos brinquedos mais populares do mundo, cria uma versão em homenagem ao público LGBTQIA+.

A novidade, batizada de Everyone Is Awesome (todo mundo é incrível, em tradução livre) será lançada no mercado europeu e norte-americano em 1º dia junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.

Everyone is Awesome, primeiro conjunto da Lego com miniaturas sem gênero definido (Crédito: Lego)

O conjunto vem com 11 miniaturas, cada uma em uma cor diferente: representando os diferentes tons de pele (marrom e preto), a comunidade trans (azul, branco e rosa), além das outras cores do arco-íris, Além disso, os bonequinhos foram propositalmente pensados para não terem gêneros específicos, com exceção da miniatura roxa, que representa as drag queens. E é possível trocar os cabelos e as demais partes dos bonecos entre si.

(Crédito: Lego) 

Em princípio, a coleção foi criada por Matthew Ashton, vice-presidente de design da Lego, para decorar a mesa de seu próprio escritório. “Quis criar um modelo que simbolizasse inclusão e celebrasse a todos, independentemente de como a pessoa se identifique ou de quem ame”, disse ele, em comunicado.

SOBRE A AUTORA

Isabella Lessa é redatora-chefe da Fast Company Brasil.