Mais do que plataformas de vídeo e conteúdo, aplicativos como Tik Tok, Instagram e Kwai vêm flertando, mais frequentemente, com o social-commerce, quando o conteúdo e a interação servem à conversão, em outras palavras: vendas. Seguindo esta tendência, as marcas estão testando a possibilidade de venderem dentro desses ecossistemas. Muitas já começaram, outras ainda experimentam estratégias diferenciadas de conteúdo. A BMW entrou para o segundo grupo, com o lançamento, nesta quinta-feira, 1, do modelo esportivo M3, dentro do Tik Tok. É a primeira marca automobílistica a fazer um lançamento dentro do Tik Tok.

Por meio de uma transmissão no canal, em uma ação criada pela Ogilvy Brasil, a BMW reuniu a apresentadora Renata Fan e seus executivos: Jorge Junior, head de marketing e CRM, e Emílio Paganoni, gerente sênior de treinamento, para apresentar ao novo modelo. O piloto e embaixador da marca Ingo Hoffmann também participa.  “Um produto complexo e tecnológico como um automóvel tem seu processo de compras cada vez mais digitalizado. Se no passado, antes da compra, o cliente ia várias vezes na Rede de Concessionários, atualmente, antes de comprar, ele vai uma ou duas vezes na loja física. E já chega sabendo muito dos modelos”, diz Jorge Junior, Head de Marketing & CRM da BMW do Brasil.

“A experiência digital vai além do processo de compra ou do marketing. Hoje, nossos veículos já se atualizam sozinhos, como um smartphone. Recentemente, por exemplo, eles ganharam a atualização de software para conectividade com a Amazon Alexa. E isso é apenas o começo de uma nova era, onde a indústria da mobilidade premium será cada vez mais hardware e software, com foco total nas necessidades do cliente”, destaca Jorge.

Sobre o e-commerce como plataforma de venda para produtos de alto valor agregado, Jorge, ressalta que, no caso do mercado automobilístico, “as vendas digitais atuam como apoio e mais uma ferramenta de comunicação. Ano passado, por exemplo, para apoiar os times e abrir novos pontos de contato, habilitamos os canais de vendas no Instagram e Facebook Shopping e usamos o Mercado Livre (para venda de seminovos com garantia de fábricas em nossa loja virtual), além de marketplace na Amazon e outros”, explica.

CONTEÚDO A FAVOR DO ENGAJAMENTO

Outro universo já explorado pela marca são os games e e-sports. A BMW patrocina, desde 2019, a equipe de e-sports paiN Gaming, relação que se mantém até hoje. De acordo com Jorge Junior, o público dos e-sports representam uma nova audiência para a marca, afinal são parte das gerações mais novas que nasceram em um mundo digitalizado e conectado. “Esse público busca marcas que fazem parte desse universo tecnológico, dinâmico, transformador e em constante evolução.”

Ricardo Sciamarella, diretor de criação da Ogilvy Brasil, ressalta que, ao desenvolver uma ação como esta integrada ao Tik Tok é importante respeitar os terrenos de marcas como a BMW.  “Além de ser uma marca de automóveis de luxo, a BMW também possui atributos de inovação, esportividade, design e tecnologia”, explica.

SOBRE O AUTOR

Luiz Gustavo Pacete é editor-contribuinte da Fast Company Brasil