10 maneiras de cuidar bem do seu pet e ainda economizar no dia a dia

Confira algumas dicas que ajudam a manter a saúde e o bem-estar do seu animal de estimação sem comprometer o orçamento familiar

Mulher e cachorro brincando
Com atitudes simples e planejadas, é possível oferecer o melhor para o pet, mantendo a saúde financeira da casa equilibrada. Créditos:Freepik.

Guynever Maropo 2 minutos de leitura

Animais de estimação têm se tornado cada vez mais presentes no cotidiano das famílias. Mais do que companheiros, eles ocupam um lugar afetivo importante e, por isso, merecem cuidado e atenção.

No entanto, garantir o bem-estar do pet pode gerar custos que impactam o orçamento. Para aliviar esse peso, é possível adotar medidas simples que aliam economia e qualidade de vida para os animais.

10 Dicas econômicas para cuidar bem do seu pet

1 – Adotar é mais econômico e responsável
Optar pela adoção em vez da compra reduz os custos iniciais e combate práticas abusivas de criação. ONGs e abrigos oferecem animais saudáveis e vacinados, prontos para receber um novo lar. Adotar também é um ato de responsabilidade social.

2 – Conhecer bem o animal evita gastos desnecessários
A orientação veterinária ajuda a entender o comportamento, alimentação e cuidados específicos de cada espécie e raça. Isso previne problemas de saúde e evita gastos com tratamentos corretivos.

3 – Manter a vacinação em dia é um investimento
Deixar de vacinar pode parecer uma economia imediata, mas pode resultar em doenças graves e tratamentos caros. A prevenção sempre será mais barata.

4 – Exercícios físicos ajudam na saúde e no bolso
Atividades como caminhadas e brincadeiras previnem a obesidade e o estresse animal. Além disso, os tutores também se beneficiam financeira e fisicamente, dispensando academias.

5 – Hidratação constante evita doenças
Água limpa, fresca e sempre disponível contribui para o bom funcionamento do organismo do animal e evita doenças renais e digestivas.

6 – Alimentação adequada é mais eficiente
A melhor ração não é necessariamente a mais cara, mas a que se adequa às necessidades do animal. Consultar um veterinário ajuda a escolher um alimento eficaz e econômico.

7 – Comprar ração em maiores quantidades reduz custos
Distribuidoras e atacados oferecem melhores preços. Para animais pequenos, é possível compartilhar compras com outros tutores e aproveitar promoções sem desperdício.

8 – Higiene feita em casa reduz visitas ao pet shop
Dar banho, escovar os pelos e manter a higiene bucal são ações que podem ser realizadas em casa com os produtos certos, garantindo economia e bem-estar.

9 – Trate pequenos problemas com orientação profissional
Cuidar de pequenos ferimentos, verminoses e cortes de unha pode ser feito pelo tutor, desde que com orientação prévia. Nunca use medicamentos humanos ou sem prescrição veterinária.

10 – Faça você mesmo ou compre itens usados
Casinhas, brinquedos e roupas podem ser confeccionados em casa ou adquiridos em brechós e bazares virtuais. É possível oferecer conforto sem gastar muito.

Com atitudes simples e planejadas, é possível oferecer o melhor para o pet, mantendo a saúde financeira da casa equilibrada.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais