13º salário 2025: quando será paga a segunda parcela? Veja data

Veja quem tem direito a receber o benefício

Regras décimo terceiro 2025
Veja como o MTE orienta trabalhadores e fiscaliza empresas. Crédito: Imagem gerada com Copilot

Gabriel Nassif 1 minutos de leitura

Com a chegada do fim de ano e a preparação das festas, celebrações e confraternizações, o pagamento do 13º salário volta a ser o centro dos assuntos nesse fim de ano. Nesse sentido, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) reforça que todos os trabalhadores com carteira assinada têm direito ao benefício.

Leia também: INSS inicia pagamento de benefícios de dezembro nesta segunda; veja calendário

Prazos de pagamento

Segundo as regras determinadas pela legislação brasileira, a primeira parcela do benefício deve ser paga entre fevereiro e novembro, com data limite até 30 de novembro. Dessa forma, o valor corresponde à metade da remuneração do mês anterior.

Já a segunda parcela, deve ser paga até o dia 20 de dezembro, completando assim o total devido ao trabalhador.

Quem tem direito ao décimo terceiro?

O 13º salário é garantido pela Constituição Federal e abrange todos os trabalhadores contratados pelo regime CLT. Dessa forma, o valor a ser recebido pelo trabalhador pode ser integral ou proporcional, de acordo com o tempo de serviço.

Quem atuou durante todos os meses de 2025, por exemplo, recebe o valor integral do pagamento. Já quem ingressou ao longo do ano tem direito a receber o valor proporcional.

Nesse caso, é importante considerar no cálculo que períodos iguais ou superiores a 15 dias de trabalho contam como um mês completo. Além disso, o pagamento do décimo terceiro é realizado em duas parcelas.

Esse vídeo pode te interessar:

O MTE considera o 13º salário um direito fundamental e orienta empregadores sobre o cumprimento das regras. Além disso, o ministério incentiva que trabalhadores com dúvidas ou suspeitas de irregularidades podem procurar uma Superintendência Regional do Trabalho, ou registrar a denúncia pelos canais oficiais da pasta.

Leia também: INSS: 7 benefícios que podem ser solicitados 100% pela internet


SOBRE O AUTOR

Jornalista, com experiência em produção de matérias e conteúdos multiplataforma. Atuou em veículos independentes e comunitários, além ... saiba mais