5 dicas para fazer um plano de negócios e ter uma vida mais feliz
Especialista em felicidade, Arthur Brooks traz em seu novo livro cinco dicas; entre elas, se considerar o funcionário mais importante da startup da sua vida

A felicidade tem tudo a ver com o negócio da vida. Sua vida é como uma startup. Você deve gerenciá-la como tal. Você é o fundador (a) e precisa ser capaz de correr riscos e saber qual é a moeda da fortuna que está tentando acumular. O livro "The Happiness Files: Insights on Work and Life" (ainda está disponível apenas na versão em inglês), de Arthur Brooks, mostra como ter mais sucesso em conseguir o que você realmente deseja, enxergando sua vida dessa maneira.
QUAL É A GRANDE IDEIA?
Brooks é professor de prática de gestão na Harvard Business School e professor da cátedra Parker Gilbert Montgomery na Harvard Kennedy School. Ele também é colunista da The Atlantic, onde escreve a coluna semanal "Como Construir uma Vida". Autor de 14 livros (um dos quais em coautoria com Oprah Winfrey), trata-se de um dos maiores especialistas do mundo na ciência da felicidade.
Abaixo, Brooks compartilha cinco insights importantes de seu novo livro. Ouça a versão em áudio — lida por Brooks — abaixo ou no aplicativo Next Big Idea.
1. GERENCIE A SI MESMO
Na sua startup, você é o funcionário mais importante — então, é melhor se gerenciar. Autogestão é uma habilidade que pessoas bem-sucedidas possuem. Mais importante ainda, é uma habilidade que pessoas felizes possuem.
Algumas pessoas têm muito sucesso na gestão de suas vidas profissionais, mas gerenciar suas vidas pessoais é outra história. Na primeira seção do meu livro, você aprenderá por que essas coisas são diferentes e por que algumas pessoas acham a autogestão mais difícil do que a gestão profissional.
Esta seção também aborda filosofia e fé religiosa, amizades, família, relacionamentos românticos e como esses aspectos não precisam ser diferentes de progredir no trabalho. Você pode tratá-los da mesma forma com algumas ideias básicas retiradas da neurociência e da ciência comportamental.
Trato também do burnout. Você está gastando tempo no trabalho com coisas chatas ou sem importância? Você se sente desvalorizado? O que você faz a respeito? Você precisa se entender e entender por que está preso a padrões improdutivos. Esta seção o guia por cada problema que confunde a linha entre o pessoal e o profissional, de forma que você possa resolver algumas dessas questões sem se sentir esgotado.
A propósito, o que acontece no seu cérebro durante o esgotamento? Você descobrirá, e isso o ajudará a colocar sua própria máscara de oxigênio primeiro, para que tenha mais sucesso no trabalho e na vida. Depois, podemos passar para como construir sua carreira quando você for capaz de ser um ótimo funcionário para si mesmo.
2. COMO CONSTRUIR SUA CARREIRA
Muitas pessoas pensam nos 20 anos como a fase de construção da carreira, mas a verdade é que, no negócio da sua vida, a construção é uma operação contínua.
Uma carreira é sempre um processo de exploração e descoberta. Você provavelmente é diferente das outras pessoas, e esta parte do livro lhe dirá como se identificar.
Você tem o tipo de carreira linear em que você vai de uma coisa para outra, em que tudo o que você faz é maior, melhor e mais grandioso do que o anterior? Talvez você esteja mais em uma espiral, onde sua carreira é um conjunto de minicarreiras de 7 a 12 anos. Às vezes você ganha mais dinheiro e às vezes menos, mas você está configurando isso como uma aventura que você mesmo criou.
Esta parte do livro também ajudará a identificar o momento certo para mudar de emprego. Muitas pessoas lutam com isso. Elas têm medo desse tipo de mudança. "Não gosto do meu emprego, mas serei mais feliz?" Os dados dizem que provavelmente será. Espero que esta parte do livro lhe dê coragem.
Se você está considerando uma mudança de carreira, discutiremos como confiar em seus instintos. Aliás, darei a você uma rubrica — uma ferramenta que explora o que você deve ouvir em seus próprios sentimentos.
3. COMO SE COMUNICAR E SE CONECTAR COM OS OUTROS
Uma das habilidades mais importantes a desenvolver é a capacidade de lidar com outras pessoas. Comunicação e conexão, tanto no trabalho quanto em casa, envolvem gerenciar o empreendimento da sua vida e ter um empreendimento que se torna cada vez melhor com o passar dos anos.
Você aprenderá como dar e receber críticas, com base na melhor literatura de comunicação e psicologia social. Como é uma boa crítica? Além disso, como fazer um ótimo elogio? Como falar com pessoas que você não conhece? Se você é introvertido, como às vezes pode agir como se fosse extrovertido?
Outra coisa que você aprenderá nesta seção é onde você não deve se conectar e se comunicar com outras pessoas, se possível. A resposta são reuniões. Vou te munir de dados que mostram que você deve eliminar o máximo de reuniões possível. Quer ser mais feliz? Fique longe de reuniões e evite fazer ligações sempre que possível.
4. COMO EQUILIBRAR TRABALHO, VIDA E RELACIONAMENTOS
Eu odeio a expressão "equilíbrio entre trabalho e vida pessoal" porque parece que você precisa equilibrar duas coisas distintas. A verdade é que, se você quer ser feliz na sua vida, seu trabalho e sua vida são parte do mesmo fenômeno. O trabalho deve fazer parte da sua vida.
Dito isso, não deve ser tudo — você deve ter outras coisas na vida que não estejam relacionadas ao seu trabalho, como família e amizades. Em vez de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, falo sobre integração entre trabalho e vida pessoal.
Queremos que trabalho e vida trabalhem juntos. Como diz o Livro Sagrado, o ferro afia o ferro. Seu trabalho e o resto da sua vida devem ser o ferro que afia um ao outro.
Você descobrirá como pessoas bem-sucedidas fazem isso, mas, mais importante, como pessoas felizes fazem isso. Quais são os limites? Onde o trabalho termina e a vida começa de uma forma que realmente torna o trabalho e a vida melhores? Qual é a melhor maneira de trabalhar com pessoas que não entendem isso? O que você faz com colegas que podem tornar a vida um pouco pior?
5. COMO DEFINIR SUCESSO
Sucesso é o que você deseja. No fim das contas, com qualquer tipo de startup, é melhor saber qual é o objetivo final e mantê-lo em mente.
Se você está abrindo uma pequena empresa, pode dizer que sucesso é ser comprado por uma empresa maior ou chegar à oferta pública inicial. Bem, como você define sucesso para a startup da sua vida? O que sucesso significa para você?
Dica: não o denomine em dólares se quiser ser uma pessoa feliz. Isso não quer dizer que dinheiro não seja importante. Muito pelo contrário. É muito importante para fazer todos os tipos de coisas, mas não é uma ótima métrica para entender nosso próprio sucesso pessoal.
O sucesso pode levar à miséria se você se concentrar apenas em dinheiro, poder, prazer, fama, prestígio, títulos ou posições. Essas coisas são bens intermediários em relação ao que realmente queremos, que são coisas como amor, satisfação ou fé.
Como definimos esse tipo de sucesso? Como medimos esse tipo de sucesso? Escolher uma métrica significativa não fará você perder sua vantagem. Pelo contrário, quando você sabe o sucesso que está buscando e como medi-lo, isso faz você querer ir trabalhar e dar o seu melhor todos os dias. Então, faz você querer ir para casa e dar o seu melhor em casa também.
Para os negócios da sua vida, você precisa estar sempre progredindo. Como? Falarei muito sobre isso no livro. Foi útil para mim porque minha vida, assim como a sua, é uma startup, e quero que você consiga fazer da sua a startup mais gloriosamente bem-sucedida que possa imaginar. Esse é o propósito deste livro.