5 dicas para não aumentar a conta de luz ao passar roupas
Pequenas mudanças no uso do ferro de passar ajudam a reduzir o consumo de energia mensal

O ferro de passar pode parecer um eletrodoméstico de baixo impacto, mas está entre os aparelhos que mais consomem energia nas residências, podendo representar até 7% do valor da fatura.
Apesar disso, com ajustes simples na rotina, o uso do ferro de passar pode se tornar mais eficiente e reduzir o gasto excessivo de energia, sem comprometer o resultado final das roupas. A seguir, veja a lista de boas práticas, para economizar na conta de luz.
Leia também: Conta de luz: 6 dicas para reduzir o consumo do chuveiro elétrico
1. Acumular roupas reduz o consumo de energia
Ligar o ferro várias vezes ao dia ou durante a semana aumenta o gasto de energia da casa, já que o aquecimento inicial é o momento de maior consumo do aparelho. Nesse sentido, centralizar a tarefa em uma única sessão e acumular peças, o usuário evita ciclos repetidos de aquecimento e agiliza o processo de passagem.
2. Temperatura correta preserva a energia e as roupas
Ao passar a roupa, cada tipo de tecido exige uma temperatura adequada, da mesma forma que quanto maior for o calor, maior o consumo de energia.
Nesse caso, usar a temperatura indicado nas etiquetas evita que o ferro trabalhe acima do necessário e reduz o risco de danos às peças.
3. Ordem das peças melhora a eficiência
Iniciar o processo pelas roupas que exigem temperaturas mais altas, como jeans e tecidos grossos, aproveita o pico de aquecimento inicial. Nesse caso, ao avançar depois para peças leves, o usuário reduz novos picos de energia e mantém o processo mais uniforme.
Esse vídeo pode te interessar também:
4. Calor residual ajuda a finalizar o serviço
Vale ressaltar que mesmo desligado, o ferro de passar mantém o calor por alguns minutos. Dessa forma, o usuário pode esse período para finalizar últimas peças leves, o que reduz o tempo de operação e o consumo total.
5. Organização acelera a tarefa
Separar as roupas por categoria e tipo de tecido também deixa a atividade mais rápida e diminui o tempo de ferro ligado. Além disso, manter a base do equipamento limpa melhora o deslizamento e contribui para uma rotina mais econômica.
Hábitos simples ampliam a economia
A economia começa nos ajustes da rotina. Com essas orientações, é possível manter a eficiência do ferro de passar enquanto diminui o gasto energético e economiza na conta de luz no final do mês.
Leia também: Conta de luz: 8 dicas para economizar energia no computador