5 formas de economizar o gasto de energia da máquina de lavar roupas

Esses hábitos simples ajudam a reduzir o consumo e aliviar a conta de luz

Máquinas de lavar econômicas
Cinco hábitos simples que cortam o gasto da máquina de lavar. Crédito: Freepik

Gabriel Nassif 2 minutos de leitura

Com o aumento no valor da conta de luz, muitos brasileiros buscam alternativas para economizar no fim do mês. Entre os aparelhos domésticos que mais consomem energia no dia a dia está a máquina de lavar roupas, especialmente quando funciona várias vezes por semana.

Os ciclos longos e repetições são fatores que ampliam o gasto de energia doméstico de forma discreta. No entanto, para orientar os consumidores e reduzir desperdícios, a Enel divulgou cinco recomendações práticas para tornar a lavagem de roupas mais econômica.

Leia também: Estilo de vida aumenta lançamento de estúdios e o interesse por lavanderias express

1. Lave quantidades maiores de uma só vez

Unir o maior volume possível de roupas em um único ciclo pode reduzir o consumo de energia. Cada lavagem exige esforço da máquina para encher, girar e drenar, por isso, usar a lavadora com poucas peças aumentam o gasto sem necessidade.

2. Mantenha o filtro sempre limpo

O filtro sujo força o motor e prolonga o ciclo de enxágue. Além disso, em alguns casos, pode até levar à repetição do processo. Dessa forma, a limpeza periódica do filtro permite que a máquina finalize o ciclo normalmente, evitando consumo adicional de energia.

3. Escolha máquinas com selo de eficiência energética

Modelos com Selo Procel ou classificação A do Inmetro utilizam menos eletricidade. Além disso, a escolha é ainda mais relevante para famílias que lavam roupas com frequência. Dessa forma, equipamentos eficientes geram economia contínua ao longo do ano.

Leia também: Robôs domésticos não são mais ficção: Neo está pronto para limpar sua casa

4. Evite repetir ciclos

A repetição do enxágue está entre os hábitos que mais elevam o consumo. Nesse sentido, dosar corretamente o sabão e amaciante evita o excesso de espuma e elimina a necessidade de acionar o ciclo novamente.

5. Use o ciclo adequado

Ciclos longos consomem mais energia e nem sempre são necessários. Nesse sentido, peças pouco sujas podem ser lavadas em programas rápidos, reduzindo o gasto de energia e prolongando a vida útil dos tecidos.

Esse vídeo pode te interessar:

Incluir esses hábitos de lavagem na rotina pode reduzir efetivamente o custo da conta de luz no fim do mês. Dessa forma, a máquina de lavar roupas reduz o gasto de energia consumida.

Leia também: Trabalhando em casa? Veja como evitar distrações e manter o foco


SOBRE O AUTOR

Jornalista, com experiência em produção de matérias e conteúdos multiplataforma. Atuou em veículos independentes e comunitários, além ... saiba mais