5 recursos que mostram como a IA acelera a evolução dos carros elétricos
Seja por meio de alertas de manutenção preventiva ou personalização de veículos, a inteligência artificial está tornando os modelos à bateria mais atraentes
De inovações como sistemas de piloto automático à otimização do gerenciamento de baterias, a indústria de veículos elétricos (VE) tem alavancado e aprimorado consistentemente tecnologias de ponta para melhorar o desempenho do modelos e a experiência do usuário.
A evolução contínua da IA traz ainda mais novas oportunidades para inovação em VE e mantém a indústria de carros elétricos na vanguarda da mobilidade mais inteligente e sustentável.
Aqui estão cinco maneiras pelas quais a IA está moldando o futuro dos VEs.
1) GERENCIAMENTO DE BATERIA E PLANEJAMENTO DE ROTA
Ao analisar fatores como nível de carga, temperatura e carga do veículo, a IA pode otimizar o gerenciamento de bateria e a eficiência energética, garantindo que as baterias de VE operem com desempenho máximo, mantendo a saúde a longo prazo. É uma capacidade crítica, considerando que as baterias atualmente respondem por cerca de 40% dos custos de VE.
O sistema de gerenciamento de bateria alimentado por IA da Tesla, por exemplo, prepara a bateria do veículo para o modo de carregamento antes que o veículo chegue a uma estação de carregamento. Isso garante um carregamento mais rápido e seguro, mantendo as temperaturas ideais da bateria e pode maximizar a vida útil geral do carro.
A IA também pode analisar e adaptar o consumo de energia em várias topologias de estradas e condições climáticas. Estudos indicam que otimizar a velocidade e a direção do vento pode conservar até 49% da capacidade da bateria em uma viagem de 50 km, enquanto selecionar rotas com menos inclinações pode reduzir o consumo de energia em aproximadamente 46%.
E talvez a maior vantagem… a capacidade de monitorar as condições de direção e ajustar o uso da bateria de acordo pode ajudar a melhorar o seu alcance, aliviando assim a "ansiedade de alcance" dos motoristas: o medo de ficar energia antes de chegar a uma estação de carregamento ou destino, o que geralmente ocorre devido à infraestrutura de abastecimento limitada ou capacidade da bateria.
2) MANUTENÇÃO PREVENTIVA
As concessionárias de automóveis tradicionalmente dependem de verificações visuais de manutenção, levando a reparos reativos e tempo de inatividade dispendioso.
Como alternativa, as inspeções de IA podem aproveitar dados de sensores no veículo para monitorar motores, freios, baterias e muito mais, tudo em tempo real, e prever quando a manutenção é necessária. O resultado são menores custos de reparo, menos avarias e uma vida útil prolongada do veículo. A manutenção preventiva também permite que os motoristas mantenham seus carros na estrada por mais tempo, reduzindo sua pegada ecológica e minimizando o desperdício de material devido à diminuição de veículos ou substituições de peças.
Os VEs geralmente pesam mais do que aqueles com motor de combustão interna (ICE) devido às suas baterias pesadas, o que pode levar ao desgaste acelerado - isso contribui para uma taxa geral de problemas relatados mais alta (266 problemas por 100 veículos versus 180 para ICE), destacando a necessidade de soluções avançadas de manutenção. É exatamente onde a IA entra.
3) OTIMIZAÇÃO DE ESTAÇÕES DE CARREGAMENTO
A IA pode tornar a experiência de carregamento de VE mais amigável ao usuário, alertando os motoristas quando uma parada de carregamento é necessária, identificando locais ideais ao longo da rota, direcionando-os para a estação mais próxima para evitar interrupções ou recomendando os lugares menos custosos para carregar com base em dados em tempo real.
Para proprietários de estações de carregamento, a IA pode ajudar a prever a demanda por suas instalações por meio de dados sobre registro de VE e padrões de tráfego. As análises podem aumentar a lucratividade das estações de recarga e reduzir os custos de energia por meio de estratégias de balanceamento de carga. Ao prever a demanda por meio de dados de comportamento do usuário e distribuir energia adequadamente, os operadores podem maximizar o uso da estação, cortar custos de pico de demanda e aumentar a confiabilidade.
4) AUTONOMIA DO VEÍCULO
A IA já está desempenhando um papel fundamental no avanço das capacidades de direção autônoma dos EVs, permitindo tarefas complexas com intervenção humana mínima.
Atualmente, a IA permite que VEs autônomos aprendam e melhorem com grandes quantidades de dados de direção — tanto em tempo real quanto históricos — coletados por sensores, câmeras e outras entradas, no carro e na estrada. À medida que os modelos de IA avançam, esse processo de aprendizado contínuo aumenta a precisão e a adaptabilidade do veículo a novos ambientes e reduz o risco de acidentes.
Considere o sistema Autopilot da Tesla, que combina sensores e câmeras com algoritmos alimentados por IA para processar grandes quantidades de dados em tempo real e tomar decisões em frações de segundo. Esses algoritmos analisam a entrada dos arredores do veículo — como proximidade de outros veículos, posicionamento da faixa — para prever cenários potenciais e executar manobras seguras.
À medida que as empresas continuam a investir em IA, esses recursos autônomos se tornarão mais difundidos, permitindo que os VEs naveguem pelas estradas de forma autônoma ou semiautônoma com maior autossuficiência e segurança.
A personalização vai além da conveniência. Experiências personalizadas aumentam a satisfação do usuário e, à medida que o investimento em IA acelera, esses recursos personalizados se tornarão ainda mais integrais ao setor de mobilidade e impulsionarão a fidelidade do consumidor.
Esses recursos já estão no mercado com sistemas de IA de carro que aprendem e se adaptam aos comportamentos e preferências individuais do motorista — posição do assento, controle climático, recursos de selfie de uma câmera no veículo e até mesmo seleção de música com base nos gostos do motorista. Imagine entrar em um veículo familiar compartilhado e ter o assento e a direção ajustados automaticamente às suas preferências.
A IA também pode incentivar os usuários a optar por serviços personalizados adicionais, como oportunidades de varejo de mobilidade, como varejo sem combustível e recompensas de fidelidade. Esses programas de fidelidade com tecnologia de IA podem aprofundar o envolvimento do cliente personalizando ofertas com base no histórico de compras e preferências, incentivando gastos em itens sem combustível, como alimentos e produtos de varejo por meio de pontos ou descontos, e serviços de venda cruzada, como lavagens de carros ou opções de cobrança premium adaptadas a comportamentos individuais.
REVISÃO DOS MOTORES
À medida que a IA prolifera, a indústria de VE está pronta para se beneficiar de eficiência, segurança e experiência do usuário aprimoradas, seja por meio de direção autônoma, gerenciamento otimizado de bateria, medidas de manutenção preventiva ou personalização personalizada.
É um ponto de virada fundamental na evolução do transporte, com a IA garantindo que os VEs não apenas atendam às demandas da mobilidade moderna, mas elevem continuamente seus padrões.