7 benefícios que vão te convencer a sempre pedir nota fiscal ao fazer compras
A prática auxilia no controle de impostos e pode inclusive gerar benefícios financeiros aos contribuintes

Colocar o CPF na nota ao comprar algo em supermercados, farmácias e outros estabelecimentos pelo Brasil pode trazer diversos benefícios tanto para o consumidor quanto para o governo. Mas, afinal, quais são os benefícios de incluir o CPF na nota fiscal?
Segundo o Portal da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, a adesão ao padrão nacional da NFS-e traz vantagens significativas não apenas para os municípios, prestadores de serviço e cidadãos, mas também para o país como um todo.
Isso porque o sistema padroniza e melhora a qualidade das informações, aumenta a eficiência no controle e arrecadação do ISS e reduz custos com sistemas próprios, ainda comuns em muitos municípios.
Além disso, o modelo nacional oferece acesso à tecnologia mesmo para cidades pequenas, permitindo a arrecadação eficiente e segura de impostos.
O sistema também inclui um painel administrativo municipal, ambientes de dados integrados e módulos de apuração e controle de créditos, garantindo maior transparência nas transações fiscais.
Leia mais: PIS/Pasep: onde retirar o benefício e quais documentos levar?.
Confira a seguir 7 benefícios de pedir a nota fiscal vale ao fazer compras:
1. Participação em sorteios
Diversos estados oferecem prêmios em dinheiro para quem inclui o CPF na nota. Em programas como a Nota Fiscal Paulista, pro exemplo, existem sorteios mensais com prêmio principal de R$ 1 milhão.
2. Créditos de imposto
Parte do ICMS pago nas compras retorna ao consumidor como crédito. Esse valor pode ser usado para abater impostos, como o IPVA, ou transferido para a conta bancária.
3. Controle de gastos
O registro das compras permite acompanhar o histórico de consumo nos portais oficiais, ajudando na organização financeira pessoal.
4. Combate à sonegação
Cada nota fiscal emitida garante que os impostos sejam devidamente recolhidos, contribuindo para o equilíbrio das contas públicas.
Leia também: MEI: passo a passo para cadastrar o débito automático do DAS.
5. Incentivo à formalização
Ao exigir a nota, o consumidor ajuda a regularizar empresas e serviços, promovendo um mercado mais justo e competitivo.
6. Transparência e cidadania fiscal
Incluir o CPF na nota fortalece a relação entre o cidadão e o Estado, tornando o sistema tributário mais claro e participativo.
7. Acesso fácil e digital
Com aplicativos e plataformas online, é possível acompanhar créditos, participar de sorteios e resgatar valores sem burocracia.
Leia mais: Crédito: como usar o FGTS na garantia e colocar as contas em dia.
Você pode se interessar também:
Na prática, ao pedir a nota fiscal, o consumidor não apenas exerce sua cidadania, mas transforma cada compra em uma oportunidade de benefício pessoal e coletivo.
Quais estados têm o programa CPF na nota?
Em vários estados do país, o consumidor pode informar o CPF no momento da compra para ajudar no controle dos impostos recolhidos e coibir a sonegação fiscal, além dos diversos benefícios já citados.
No entanto, é importante destacar que as regras e benefícios não são iguais em todo o Brasil. O consumidor interessado em aproveitar os benefícios oferecidos por seus estados devem se cadastrar no site ou aplicativo das iniciativas estaduais.
Confira abaixo, uma lista com os endereços eletrônicos de cada um deles:
• Alagoas
• Amazonas
• Bahia
• Ceará
• Goiás
• Pará
• Paraná
• Rondônia
• Sergipe