Abono salarial: prazo para saque termina hoje; veja quem ainda tem direito
O pagamento é referente ao ano-base de 2023 e contempla quem recebeu até dois salários mínimos no período

O prazo para solicitar o abono salarial termina nesta segunda-feira (29). Os trabalhadores que se enquadram nas regras do benefício precisam resgatar até o fim do dia para não perder o direito ao saque.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, o pagamento é referente ao ano-base de 2023 e contempla quem recebeu até dois salários mínimos no período. Após o encerramento do prazo, o acesso ao valor só ocorre por meio de convocação especial.
Segundo levantamento da Agência Brasil, mais de 141 mil trabalhadores ainda não sacaram o benefício. O valor disponível para retirada ultrapassa R$ 145 milhões, mesmo com a maior parte do calendário já concluída.
Leia mais: Reajuste do salário mínimo em 2026 altera o abono salarial; veja as principais mudanças.
QUE TAL FAZER PARTE DA COMUNIDADE DA FASTCO MONEY? Assine a nossa NEWSLETTER semanal. Inscreva-se aqui
No total, cerca de 26,5 milhões de pessoas têm direito ao pagamento neste ciclo. Desse grupo, 99,47% já receberam, somando mais de R$ 30 bilhões liberados.
Leia mais: Recebeu o 13º? Veja 4 dicas para evitar aperto financeiro em janeiro.
Quem tem direito ao benefício?
Podem receber o abono os trabalhadores cadastrados no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos. Também é necessário ter trabalhado com carteira assinada por no mínimo 30 dias em 2023.
A remuneração média mensal não pode ultrapassar dois salários mínimos. Além disso, os dados precisam estar corretamente informados pelo empregador no sistema oficial.
Empregados domésticos e jovens aprendizes ficam fora do benefício, pois o programa exige vínculo com pessoa jurídica.
Leia mais: PIS/Pasep: qual é o prazo para sacar o abono salarial em 2025?
Você pode se interessar também:
Onde consultar e sacar o pagamento do Abono Salarial?
A consulta pode ser feita pela Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal Gov.br. Quem entrou com recurso administrativo recebe o pagamento no dia 15 de cada mês.
O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal, com opções de crédito em conta, saque em lotéricas ou movimentação pelo aplicativo Caixa Tem. O Pasep é pago pelo Banco do Brasil, com crédito em conta, Pix, TED ou saque presencial.
Quem perder o prazo do abono salarial desta segunda-feira (29) só poderá receber o valor após nova liberação do governo.