Adeus, dedos sujos: PepsiCo lança Doritos e Cheetos sem o clássico pó laranja
A empresa apresenta versões “limpas” dos snacks, mantendo sabor e crocância, e mira um novo hábito de consumo com menos sujeira e mais conveniência

É uma experiência com a qual quase todo mundo está familiarizado: aquele momento, depois de comer um pacote de Cheetos sem pensar, em que você percebe que seus dedos estão cobertos por uma poeira áspera e laranja fluorescente.
O fenômeno da poeira nos dedos é tão comum que a Doritos e a Cheetos já lançaram anúncios próprios focados no assunto. Agora, a PepsiCo está lançando uma versão de ambos os salgadinhos icônicos sem o corante laranja artificial.
APARÊNCIA MENOS VIBRANTE
A PepsiCo anunciou recentemente uma linha de produtos chamada "Simply NKD", uma nova subcategoria de Doritos e Cheetos sem corantes ou aromatizantes artificiais, tornando-os "completamente incolores". A coleção incluirá versões sem o pó laranja dos salgadinhos Doritos Nacho Cheese, Doritos Cool Ranch, Cheetos Puffs e Cheetos Flamin’ Hot, com previsão de chegada às prateleiras americanas a partir de 1º de dezembro.
QUE TAL FAZER PARTE DA COMUNIDADE DA FASTCO MONEY? Assine a nossa NEWSLETTER semanal. Inscreva-se aqui
A PepsiCo já comercializa uma linha de Cheetos e Doritos chamada “Simply”, feita sem corantes ou aromatizantes artificiais, mas com sabores diferentes, como cheddar branco. Já o “Simply NKD” promete ter o mesmo sabor dos Doritos e Cheetos clássicos que você conhece, só que com uma aparência menos vibrante.
Para a PepsiCo, a linha Simply NKD faz parte de um esforço maior para expandir o foco da empresa em saúde e nutrição, à medida que um número crescente de consumidores (especialmente jovens) se interessa mais por bem-estar. Isso também sinaliza uma tendência mais ampla na indústria de snacks e bebidas, com grandes corporações correndo para substituir corantes alimentares artificiais em meio à nova legislação do governo Trump, que visa eliminar gradualmente certos corantes artificiais.
PRÓXIMO PASSO DA PEPSICO
A PepsiCo tem se empenhado recentemente em direcionar sua marca para uma linha de produtos mais saudáveis — incluindo, mais recentemente, a reformulação de sua identidade corporativa para se assemelhar a hastes de grãos e uma gota d'água.
Em uma teleconferência sobre resultados financeiros em fevereiro, o CEO da PepsiCo, Ramon Laguarta, explicou que a empresa observou "um nível mais alto de conscientização geral dos consumidores americanos em relação à saúde e ao bem-estar", o que, segundo ele, estava impulsionando mudanças na forma como os consumidores encaram os lanches.
Leia mais: PepsiCo: um rebranding e a estratégia para deixar de ser ‘apenas um refrigerante açucarado’: Adeus, dedos sujos: PepsiCo lança Doritos e Cheetos sem o clássico pó laranjaA PepsiCo acompanhou essa tendência investindo mais em iniciativas voltadas para a saúde, incluindo a aquisição da marca de chips de tortilla sem grãos e "saudáveis" Siete Foods e da marca de refrigerante prebiótico Poppi, além de se preparar para lançar sua própria marca de refrigerante tipo cola prebiótica neste outono (no Hemisfério Norte) e introduzir Lay's e Tostitos sem corantes ou aromatizantes artificiais até o final do ano.
Enquanto isso, a PepsiCo enfrenta outra pressão externa para mudar alguns de seus principais produtos: o plano do Secretário de Saúde dos EUA, Robert F. Kennedy Jr., de eliminar gradualmente oito corantes artificiais derivados de petróleo do abastecimento alimentar do país. Muitas grandes empresas já se comprometeram a remover corantes sintéticos de certos salgadinhos e doces, incluindo Kraft Heinz, General Mills, Nestlé e Campbell's.
Em abril, a PepsiCo anunciou que aceleraria a transição planejada para o uso de corantes naturais em seus alimentos e bebidas. Atualmente, cerca de 40% de seus produtos nos EUA utilizam corantes sintéticos, incluindo Doritos e Cheetos, que dependem de uma combinação de Amarelo 6, Amarelo 5 e Vermelho 40 para obter suas cores icônicas.
No momento, a PepsiCo está trabalhando ativamente na busca de alternativas naturais para colorir seus principais produtos, como Gatorade e Cheetos — um processo que pode levar vários anos. Enquanto isso, a empresa aposta que alguns consumidores vão preferir uma nova versão de seus salgadinhos favoritos sem nenhum corante artificial.
COMO A PEPSICO CRIOU OS SALGADINHOS SEM POEIRA
Simply NKD são Doritos e Cheetos como você nunca viu antes — tanto dentro quanto fora da embalagem.
Em comparação com suas versões originais laranja vibrante, essas versões "nuas" dos salgadinhos têm um tom amarelo claro. Em entrevista à Bloomberg, Rachel Ferdinando, CEO da PepsiCo Foods U.S., disse que especialistas provaram os snacks sob luzes vermelhas especiais que os impediam de ver a cor original, para garantir que as versões NKD fossem tão saborosas quanto as laranjas.
As embalagens dos salgadinhos também perderam sua cor característica. Tanto os pacotes de Cheetos quanto os de Doritos são predominantemente brancos, com toques de laranja, vermelho e azul, dependendo do sabor.
“Doritos e Cheetos são instantaneamente reconhecíveis por suas embalagens vibrantes e saturadas de cor”, diz Hernán Tantardini, diretor de marketing da PepsiCo Foods nos EUA. “Para comunicar que os novos produtos são incolores e feitos com sabores naturais, removemos intencionalmente esses tons brilhantes clássicos e começamos com uma tela em branco.”
O executivo acrescenta que a diferenciação do design é reforçada pela incorporação de elementos como acabamento fosco, detalhes metálicos e uma apresentação simplificada. E, caso ainda haja alguma dúvida, cada pacote vem com a frase “Naked of dyes” (Sem corantes) ao lado de uma seta apontando para a imagem do salgadinho.
“Nos divertimos até com os mínimos detalhes, como o Chester Cheetah cobrindo sua pelagem laranja, geralmente brilhante, agora incolor na parte de trás da embalagem”, diz Tantardini. “Com marcas como Doritos e Cheetos — e um produto chamado ‘Naked’ — como não se divertir com o design?”
A identidade visual claramente busca um equilíbrio delicado entre comunicar a simplicidade dos salgadinhos e, ao mesmo tempo, evitar quaisquer sinais visuais que os classifiquem como alimentos saudáveis. Em outras palavras, estes não são Cheetos e Doritos "saudáveis"; são apenas incolores.