Adolescentes da Geração Alpha substituem dinheiro por uma bebida da Starbucks

No dia a dia, jovens preferem acertar suas contas com os colegas por meio de créditos para tomar um frappuccino ou um chai na rede de cafeterias, diz pesquisa

Getty Images

Sarah Bregel 4 minutos de leitura

Não é novidade que os adolescentes, a Geração Alpha, adoram seus Strawberry Açai Refreshers, seus Caramel Frappuccinos e seus cake pops da Starbucks. Mas a rede de cafés está tão profundamente integrada à vida dos adolescentes que eles não entram em uma das lojas apenas para abastecer suas manhãs e como um ponto de encontro: eles também a usam como moeda.

Essa é uma das descobertas de um novo relatório da Cafeteria, um aplicativo que paga adolescentes por seus insights de marca. Os adolescentes não pagam uns aos outros apenas com dinheiro ou com os aplicativos de movimentação financeira Cash App ou Venmo.

Em vez de realmente entregar dólares, eles estão trocando os lattes e chais da Starbucks quando devem dinheiro uns aos outros, com 30,7% dos adolescentes dizendo que se oferecem para pagar "na próxima vez". A gigante do café foi a única marca que os adolescentes mencionaram usar para acertar as contas.

A rede Starbucks é o ponto de café número um para adolescentes que vivem nos Estados Unidos e o restaurante número dois (atrás do Chick-fil-A). Considerando a frequência com que esses jovens estão indo até às lojas, faz muito sentido que eles confiem nela para equilibrar as finanças.

OUTRAS FORMAS DE PAGAMENTO

Os adolescentes ainda pagam uns aos outros de outras maneiras: 23,9% usam o Venmo para enviar dinheiro emprestado a um amigo e alguns ainda confiam no método antigo, com 22,8% acertando as contas com o uso de dinheiro vivo. Mas, de acordo com o relatório da Cafeteria, os pedidos da Starbucks são "o melhor IOU" (abreviação em inglês para I owe you: uma promessa escrita de pagar uma dívida, com explica o dicionário Cambridge).

A marca é tão popular entre os adolescentes que geralmente eles sabem até a preferência do melhor amigo. Em uma série de perguntas chamado de "teste do amigo de verdade", a Cafeteria perguntou qual era o pedido. Impressionantes 89% sabiam a bebida exata do seu melhor amigo, até o tamanho, o leite e os chuviscos.

Os adolescentes também têm comidas favoritas na rede. De acordo com 13,5%, a Starbucks é a favorito não apenas para café ou reembolsos, mas para um alimento básico na hora do almoço: queijo grelhado. Esse público chamou a seleção de seu item favorito do menu da rede.

"É literalmente a melhor coisa do menu", disse uma jovem de 17 anos no relatório. "E então eu pego com, tipo, um cake pop, obviamente."

Conseguir ofertas por tempo limitado é um fator determinante por trás dos gastos dos adolescentes, que a Starbucks tem aproveitado com bebidas de fim de ano e as novas bebidas temáticas do filme Wicked: Glinda's Pink Potion e Elphaba's Cold Brew. Essas ofertas também rendem postagens nas redes sociais, que são um grande incentivo para os adolescentes.

Veja o ano de nascimento de cada geração:

  • Geração Silenciosa - 1928 a 1945
  • Baby boomers - nascidos entre 1946 e 1964
  • Geração X - nascidos entre 1965 e 1980
  • Geração Y ou Millennials - nascidos entre 1981 e 1996
  • Geração Z - nascidos entre 1997 e 2012
  • Geração Alpha - nascidos a partir de 2013
    Fonte: Pew Research Center

MARCAS EMERGENTES

A Starbucks não é a única marca com menus rotativos que criam um senso de urgência para os adolescentes. De acordo com o relatório, a Crumbl, fabricante de biscoitos gigantes cujos sabores mudam semanalmente, está em alta agora (mesmo com a maioria dos biscoitos seja fria). Essa foi a única marca de alimentos que os jovens mencionaram quando perguntados sobre quais eram suas marcas "obrigatórias".

A Crumbl tem visto grande sucesso online, pois os adolescentes experimentam e classificam seus biscoitos favoritos. Muitos até os experimentam só para odiar novos sabores, em avaliações mordazes em sites como o Reddit.

O relatório da Cafeteria demonstra a obsessão dos adolescentes por marcas ultrapopulares, como Starbucks e Crumbl. Mas também destaca marcas emergentes no que chama de "pré-tendências". No setor de varejo, ele nomeia algumas dessas marcas "que logo estourarão", incluindo Puma, Hey Dude, GymShark e Princess Polly. Quando se trata de beleza, deixe a Sephora de lado: Merit, Tarte e Ouai estão entre as próximas grandes marcas de maquiagem a dominar os adolescentes.

O aplicativo Cafeteria pede que os jovens opinem sobre suas marcas favoritas e, em troca, os paga por seus insights. O app se descreve como um "relacionamento direto entre marcas e adolescentes, impulsionando uma economia criativa única e autêntica". Ele diz que integrou startups, bem como os principais negócios, todas as quais querem ouvir esse público em sua própria voz, a fim de melhorar suas marcas.


SOBRE A AUTORA

Sarah Bregel é uma escritora, editora e mãe solteira que mora em Baltimore, Maryland. Ela contribuiu para a nymag, The Washington Post... saiba mais