Afinal, o que enfeitiça a nova Geração Alpha?
Com forte poder de influência nas decisões familiares, estes jovens consumidores redefinem o que significa engajamento e valor de marca

A Geração Alpha, a geração nascida após 2010, é formada por um grupo de jovens motivados. Eles são profundamente apaixonados pelo que os move, o que parece ser impulsionado tanto por algoritmos quanto pela autenticidade de marcas e produtos, explicou um grupo de especialistas no Fast Company Innovation Festival, em Nova York.
Matt Traub, COO da DKC, conduziu recentemente um estudo sobre a Geração Alpha e os apelidou de "geração de entrada" devido à grande influência que exercem sobre os gastos de toda a família. "Eles são a porta de entrada… para ideias e compreensão sobre marcas", disse ele.
O que interessa à Geração Alpha, no entanto, pode depender muito dos algoritmos das mídias sociais.
Confira a nossa newsletter semanal. Inscreva-se aqui!
Brian Bordainick, fundador da Starface, uma solução moderna para acne, diz que se trata da primeira geração a crescer com um tipo de algoritmo intenso e constante, que nunca deixa de bombardeá-los com seus interesses. Ele explica que a atitude profundamente apaixonada que os pais frequentemente veem nessa faixa etária vem de como o algoritmo os leva "mais fundo nesses mundos", intensificando sua "convicção" sobre determinados produtos ou opiniões.
No entanto, os membros da Geração Alpha não querem apenas rolar a tela e clicar. Adicionar suas vozes à mistura é prioridade máxima, e as marcas aprenderam a importância dessa interação. Ela está sempre presente em jogos como Roblox e Fortnite.
Joe Ferencz, CEO da Gamefam, avalia que o algoritmo "recompensa o engajamento" e parece ter um "cartão de visita universal, que é o engajamento e o tempo gasto" nos aplicativos.
Leia mais: Por que as marcas embarcaram no jogo bizarro de matchmaking? : Afinal, o que enfeitiça a nova Geração Alpha?Fiona Simmonds, cofundadora da Pinkie, que fabrica absorventes menstruais comercializados para pré-adolescentes e adolescentes, concorda. "Criar esse engajamento é realmente o que faz com que alguns vídeos que não esperávamos viralizem", explica. “Acho que tivemos um vídeo com 22 milhões de visualizações e era sobre como fazer um absorvente de papel higiênico em uma emergência, se necessário, mas era educativo e as pessoas começaram a falar sobre a idade que tinham quando menstruaram e coisas do tipo.”
A INFLUÊNCIA DAS REDES
É difícil falar sobre a Geração Alpha sem falar de estilo — ou “aura”, como eles chamam, disse Fiona. E, de acordo com Ferencz, ter o que os outros querem é profundamente importante para adolescentes e pré-adolescentes apaixonados por tecnologia.
Essa “influência”, explica o CEO da Gamefam, é o que torna as mídias sociais, assim como jogos como Roblox, um sucesso, porque “valor social” é tudo para a Geração Alpha.
Ainda assim, a Geração Alpha não é insossa. Parecem atraídos por produtos que tenham uma espécie de autenticidade. Bourdainick, diz que explorar verdades universais — como o fato de que a pele de todo mundo tem espinhas — é um grande argumento de venda que a Starface aproveitou e até tornou popular.
“Entramos em uma categoria de acne que foi historicamente construída com fotos de antes e depois e pensamos: ‘Como não fazer as pessoas se sentirem mal com algo que é relativamente universal?’”, explica ele.
Leia mais: 17 frases de milionários para inspirar e atrair o sucesso : Afinal, o que enfeitiça a nova Geração Alpha?A Geração Alpha também tem consciência social — gosta de empresas que se preocupam com o meio ambiente e “fazem a coisa certa”, aponta Traub. Mas marcas que os fazem se sentir bem consigo mesmos são igualmente importantes. Para essa faixa etária, impacto social, autenticidade e aura podem ser uma combinação vencedora.