Banco Central libera resgate de R$ 9,1 bilhões esquecidos; saiba como solicitar

O Sistema de Valores a Receber é um serviço do BC que permite consultar se você, sua empresa ou pessoa falecida tem dinheiro esquecido em algum banco, administradora de consórcios ou outra instituição

é preciso ter uma conta gov
A forma manual ainda será utilizada em alguns casos. Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Redação Fast Company 1 minutos de leitura

O Banco Central divulgou na última semana que passou a oferecer uma facilidade para as pessoas com dinheiro esquecido em contas bancárias. Com a nova funcionalidade, disponível desde o dia 27 de maio, passou a ser possível habilitar a solicitação automática de resgate de valores. Antes, era preciso fazer o pedido de resgate de forma manual.

A solicitação automática é exclusiva para pessoas físicas e está disponível apenas para quem possui chave Pix do tipo CPF. Quem não possui essa chave deve cadastrar junto à instituição financeira, informa o BC.

Como solicitar o "dinheiro esquecido"?

De acordo com o Banco Central, para solicitar o valor, basta acessar ao Sistema de Valores a Receber (SRV). A habilitação deve ser feita a partir de uma conta gov.br de nível prata ou ouro e ter verificação em duas etapas ativadas.

Depois disso, é preciso acessar a área "meus valores a receber" para ver na tela as informações sobre o valor a receber - quando for o caso - o nome e os dados de contato da instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do valor a receber.

Segundo o banco, o crédito será feito diretamente pela instituição financeira na conta do cidadão. Não serão enviados avisos do banco informando a existência de algum valor para resgate.

O que é o Sistema de Valores a Receber (SRV)?

O SRV é um serviço do Banco Central que permite consultar se você, sua empresa ou pessoa falecida tem dinheiro esquecido em algum banco, administradora de consórcios ou outra instituição. Além de consultar os valores, você pode solicitar a devolução desse valor de forma manual ou automática pelo sistema, ou na forma combinada diretamente com a instituição.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Redação Fast Company Brasil. saiba mais