BC Protege+: veja como funciona o novo bloqueio contra fraudes do Banco Central

A nova ferramenta do BC promete aumentar a seguranças das contas bancárias e dar mais autonomia para os usuários

BC Protege+
Usuários ganham proteção extra com novo sistema do Banco Central. Crédito: Imagem gerada com Copilot

Gabriel Nassif 2 minutos de leitura

O Banco Central (BC) lançou na segunda-feira (1º) o BC Protege+, sistema criado para reduzir fraudes na abertura de contas bancárias e na inclusão de usuários como titulares ou representantes.

A ferramenta funciona como um bloqueio preventivo e impede que instituições financeiras realizem cadastros em nome do usuário sem autorização. O recurso já está disponível em todo o país e pode ser ativado gratuitamente.

Leia também: Quase 50 milhões de brasileiros ainda têm dinheiro esquecido no Banco Central; veja como consultar

Como ativar o BC Protege+?

A ativação da ferramenta ocorre na plataforma “Meu BC”, disponível para cidadãos que utilizam o login gov.br nos níveis prata ou ouro. Além disso, o Banco Central exige que a verificação em duas etapas esteja habilitada para reforçar a segurança.

Após acessar a área logada, o usuário deve buscar o serviço “BC Protege+” e selecionar a opção “ativar a proteção”. Vale ressaltar que empresas registradas no gov.br também podem habilitar o recurso para seus representantes legais.

Assim que a ativação é concluída, a informação passa a constar nos sistemas do BC. A partir disso, bancos e fintechs consultam automaticamente o registro antes de realizar verificações cadastrais, impedindo aberturas de contas ou vinculações sem consentimento.

Leia também: Banco Central cria novas regras para bancos e fintechs; veja o que muda

Como abrir novas contas com o recurso ativo?

É importante ressaltar que para abrir uma conta em um banco ou ser incluído em uma conta de terceiros, o usuário precisa desativar temporariamente o BC Protege+. Nesse caso, a gestão também é feita pelo canal Meu BC.

Além disso, o Banco Central recomenda que o usuário programe uma data para reativação automática da ferramenta. Isso evita que a proteção permaneça desligada por esquecimento. 

Esse vídeo pode te interessar:

Recurso amplia a segurança digital

O BC Protege+ integra um conjunto de iniciativas do governo para combater fraudes, em um cenário de aumento de golpes envolvendo dados pessoais. O sistema reduz tentativas de uso indevido de informações e fortalece a proteção em operações financeiras.

Leia mais: Fundo Garantidor de Crédito: entenda o que é e como ele protege seu dinheiro


SOBRE O AUTOR

Jornalista, com experiência em produção de matérias e conteúdos multiplataforma. Atuou em veículos independentes e comunitários, além ... saiba mais