Black Friday 2025: o ano em que a IA faz as compras por você
Ferramentas de Inteligência Artificial estão mudando a forma como buscamos e escolhemos ofertas e 2025 marca o início da era das compras automatizadas

A Black Friday não é mais o que era. Há menos de 15 anos, era bastante comum as pessoas acordarem em horários absurdamente cedo para dirigir até uma loja, onde ficavam na fila, esperando as portas abrirem para aproveitar as melhores ofertas.
Essas pessoas ainda existem, mas não na mesma quantidade de antes, graças à conveniência das compras online (e ao início antecipado das promoções de fim de ano). Mas, à medida que a Inteligência Artificial se torna mais presente nos hábitos das pessoas, ela poderá ter um papel cada vez maior na Black Friday (e na Cyber Monday). E 2025 poderá ser uma espécie de teste para essa tecnologia.
VEM COM A GENTE E FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DA FASTCO MONEY. Assine nossa NEWSLETTER semanal. Inscreva-se aqui
O consumidor médio americano deverá gastar US$ 1.595 em presentes de fim de ano este ano, de acordo com a consultoria Deloitte. Isso representa 10% a menos do que em 2024, um número que destaca a importância que os compradores darão às pechinchas este ano. E um número crescente de consumidores dependerá da IA para ajudá-los a encontrar essas ofertas.
A ONDA DA IA
Cerca de 33% das pessoas entrevistadas pela Deloitte em sua Pesquisa de Varejo de Fim de Ano de 2025, apenas nos EUA, disseram que planejam usar IA como parte de suas compras de fim de ano — o dobro do número do ano passado. Muitos afirmam que a tecnologia pode ajudá-los com inspiração e descoberta de produtos.
Isso pode beneficiar varejistas que já adotaram IA em seus sistemas de recomendação, bem como aqueles que planejam implementá-la.
“A adoção da IA de última geração pelos consumidores mostra que as expectativas estão mudando em direção à personalização e à eficiência”, escreveu a Deloitte.
“Os compradores agora esperam recomendações instantâneas, personalizadas de acordo com suas preferências, orçamentos e destinatários, elevando o padrão para as experiências digitais dos varejistas. Para atender às expectativas dos compradores de fim de ano, os varejistas podem considerar a incorporação de buscadores de presentes com IA, assistentes de estilo ou copilotos de ofertas diretamente em seus sites ou aplicativos", apontou a pesquisa.
Leia mais: Crise no bolso, carrinho cheio: o que explica o apetite de compra dos brasileiros na Black Friday: Black Friday 2025: o ano em que a IA faz as compras por vocêUm estudo separado da plataforma de automação de marketing Klaviyo descobriu que 56% dos consumidores dos EUA afirmam que usarão ferramentas de IA durante a Black Friday e a Cyber Monday.
A IA pode fazer muito mais do que ajudar as pessoas a pensar em presentes criativos, é claro. Modelos de IA de última geração, como o ChatGPT, podem pesquisar preços e recomendar a melhor oferta, em alguns casos até mesmo realizando a compra para você. E um número crescente de pessoas está aproveitando isso.
O tráfego de plataformas de IA para sites de varejo durante o Prime Day, da Amazon, e outras promoções em julho aumentou 4.700%, de acordo com a Adobe Analytics. E a Amazon prevê um aumento no uso de IA entre 515% e 550% nesta temporada de festas, em comparação com 2024.
Pensando em usar uma IA de última geração para ajudar você a encontrar ofertas? Veja como proceder.
FAÇA SUA LISTA. CONFIRA DUAS VEZES
Os chatbots não são muito úteis sem informações específicas. Você precisa saber exatamente o que deseja comprar se planeja usar IA para comparar preços.
Usando um exemplo bem amplo, dizer ao ChatGPT que você está procurando o melhor preço para, digamos, uma Barbie ou um liquidificador é como ligar para uma loja de eletrônicos e dizer que quer saber o melhor preço para um console de videogame. A marca desconhecida de US$ 60 que tem um clone de Tetris pode tecnicamente ser a resposta correta, mas isso não te ajuda em nada se você realmente quer um PlayStation 5.
LIBERE A IA
Peça ao seu chatbot para encontrar as melhores ofertas para o seu produto específico. Novamente, os detalhes importam, então certifique-se de fornecer o máximo de informações possível sobre o produto.
Voltando ao exemplo do PS5, você quer o PS5 com leitor de discos? Qual a capacidade de armazenamento interno que você deseja? Você quer um PS5 Slim, Pro ou algum outro modelo?) Também vale a pena pedir ao chatbot para sugerir outras maneiras de economizar, como aplicativos de cashback, códigos promocionais ou cupons.
VERIFIQUE OS RESULTADOS
Os preços mudam constantemente durante a temporada de festas. Então, mesmo que o ChatGPT diga que a Loja X tem o melhor preço, você deve verificar o site da loja para confirmar se o valor cotado pelo seu assistente de IA ainda é válido. No mínimo, usar IA para ajudar nas suas compras eliminará rapidamente algumas opções e, idealmente, liberará parte do seu tempo, permitindo que você não se perca procurando ofertas em novembro e dezembro e mais tempo aproveitando a temporada.