Bolsa Família: quando começam os pagamentos de 2026? Confira

Calendário já está definido e segue a ordem do NIS; veja como funciona

Cartão Bolsa Família
Os valores podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem, utilizados com cartão na função débito. Créditos:MDAS/Divulgação

Guynever Maropo 2 minutos de leitura

O Bolsa Família já tem datas definidas para o início dos pagamentos em 2026. O programa seguirá com repasses escalonados ao longo do ano, organizados conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS).

O calendário foi estabelecido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. A lógica de pagamento mantém o modelo já adotado, com liberação nos últimos dias úteis de cada mês.

Leia mais: Novo salário mínimo altera regras do CadÚnico em 2026? Veja o que muda.

QUE TAL FAZER PARTE DA COMUNIDADE DA FASTCO MONEY? Assine a nossa NEWSLETTER semanal. Inscreva-se aqui

Quando acontecem os primeiros pagamentos?

Em janeiro, os pagamentos começam a partir do dia 19 e seguem até o dia 30. O cronograma respeita a ordem do NIS, que vai do número 1 até o 0, sem a existência do dígito 10.

Em fevereiro, os repasses ocorrem entre os dias 12 e 27. Já em março, os valores são liberados de 18 a 31, sempre conforme o número final do NIS do responsável familiar.

O sistema estabelece que beneficiários com NIS final 1 recebem no primeiro dia do calendário. A liberação avança nos dias úteis seguintes até alcançar os cadastros com NIS final 0.

Leia mais: Cartão Cidadão: veja para que serve e quais benefícios ele garante

Como funciona o calendário do Bolsa Família

O pagamento ocorre de forma escalonada para evitar sobrecarga no sistema bancário. Cada família recebe na data correspondente ao último dígito do NIS impresso no cartão do programa.

Em municípios reconhecidos pelo governo federal em situação de emergência ou calamidade pública, o pagamento pode ser unificado. Nesses casos, todos os beneficiários recebem no primeiro dia do calendário.

Os valores podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem, utilizados com cartão na função débito ou sacados em terminais de autoatendimento, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, sem cobrança de taxas.

Como entrar no programa e manter o benefício

Para ingressar no programa, a família precisa estar inscrita no Cadastro Único. O cadastro é realizado nos postos de atendimento da assistência social, como o CRAS.

Leia mais: Reajuste do salário mínimo em 2026 altera o abono salarial; veja as principais mudanças.

A atualização das informações deve ocorrer sempre que houver mudança de renda, endereço ou composição familiar. O prazo máximo para atualização é de 24 meses.

A permanência no programa exige o cumprimento das condicionalidades, como frequência escolar de crianças e adolescentes e acompanhamento de saúde de gestantes e crianças.

Você pode se interessar também:

O Bolsa Família mantém o calendário como principal referência para que as famílias acompanhem corretamente o início e a liberação dos pagamentos ao longo de 2026.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais