Brasil atinge meio milhão de veículos elétricos e híbridos vendidos e projeta alta
Produção nacional e demanda crescente podem dobrar empregos e acelerar a adoção de veículos elétricos no País

O avanço da produção de carro elétrico no Brasil pode transformar o mercado de trabalho nas próximas décadas. Pesquisas indicam que essa transição pode dobrar o número de empregos no país até 2050.
De acordo com levantamento da Universidade de Campinas (Unicamp) e da Universidade de São Paulo (USP), apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o crescimento será impulsionado pelo aumento das vendas de veículos elétricos e pelo fortalecimento da cadeia produtiva de baterias.
O estudo, conduzido pelo Conselho Internacional de Transporte Limpo, aponta que o maior potencial de geração de empregos está no setor de serviços, abrangendo engenharia, manutenção técnica, logística e comércio.
Mais carros elétricos na rua
Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o Brasil superou, em julho de 2025, a marca de 500 mil carros eletrificados em circulação. O total inclui modelos totalmente elétricos (BEV), híbridos plug-in (PHEV), híbridos convencionais (HEV) e híbridos com motores flexíveis (HEV Flex).
Leia também: Primeiro carro 100% elétrico produzido no Brasil é realidade: conheça.
Ainda conforme a ABVE, julho registrou o melhor desempenho da série histórica para carros movidos 100% por energia elétrica, com 7.010 unidades emplacadas. No mesmo mês, as vendas de veículos eletrificados, excluindo os híbridos leves, somaram 19.016 unidades, menos de 9% do total de 230 mil veículos comercializados no País, mas um avanço expressivo frente aos 117 emplacamentos registrados no primeiro ano da série.
Em todo o ano de 2024, o Brasil contabilizou 177.358 emplacamentos de veículos eletrificados, alta de 89% em relação a 2023. No primeiro semestre de 2025, foram 111.095 unidades, crescimento de 41,9% na comparação anual.
A expectativa é que esse número cresça ainda mais, impulsionado pela produção nacional. A fábrica da BYD e a pré-série da GWM, prevista para iniciar em 15 de agosto, devem contribuir para aumentar a presença de carro elétrico nas ruas brasileiras.