Caiu em golpe no Pix? Veja como solicitar a devolução do dinheiro passo a passo

Veja passo a passo para solicitar a devolução de transferências feitas por engano ou golpe

Tela do Pix no celular
Antes da nova regra, os fraudadores costumavam transferir rapidamente os recursos da conta receptora. Créditos: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo.

Guynever Maropo 1 minutos de leitura

A nova regra que facilita a devolução de transferências indevidas por meio do Pix já está em vigor. O Mecanismo Especial de Devolução (MED) foi criado para facilitar o rastreamento dos recursos, mesmo quando os fraudadores tentam mascarar a origem do dinheiro transferido.

Por enquanto, o MED é opcional para bancos e instituições de pagamento, mas a partir de 2 de fevereiro de 2026, será obrigatório para todas as instituições financeiras.

Para pedir a devolução do Pix, o usuário deve registrar o pedido na instituição financeira em até 80 dias após realizar a transferência.

Leia mais: Pix ganha "botão de contestação"; entenda como vai funcionar.

Confira abaixo o passo a passo para devolução do pix:

1. O usuário deve registrar uma reclamação na instituição financeira.

2. A instituição analisará o caso e, caso identifique que a transferência foi fruto de golpe, os recursos serão bloqueados na conta do recebedor.

3. O caso será analisado em até 7 dias. Se não for confirmada fraude, os recursos serão desbloqueados. Se for constatado que a transação foi fraudulenta, o dinheiro será devolvido em até 96 horas, caso haja saldo na conta do fraudador.

4. Caso a devolução seja parcial, o banco do fraudador continuará realizando bloqueios ou devoluções parciais até que o valor total seja devolvido ou até 90 dias após a transação original.

Leia mais: BC lança ferramenta para bloquear criação de novas chaves Pix; entenda como funciona.

Você pode se interessar também:

O que mudou com a nova regra?

Com a nova regra, a devolução pode ser feita a partir de outras contas, e não apenas da conta inicialmente utilizada pelo fraudador. As informações das transações serão compartilhadas entre os participantes envolvidos, permitindo que os recursos sejam devolvidos em até 11 dias após a solicitação, conforme definido pelo Banco Central.

Antes da nova regra, os fraudadores costumavam transferir rapidamente os recursos da conta receptora, dificultando a devolução, pois as contas estavam frequentemente vazias quando o usuário tentava reverter a transação. Com o MED, a devolução do Pix será mais eficiente e rápida.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais