Caiu na malha fina? Veja quanto você pode ter que pagar de multa
Além da multa há outras consequências ao cair na garra do leão; confira

O contribuinte que prestou informações inconsistentes em relação às declaradas por fontes obrigadas a informar à Receita Federal pode ter sido incluído na malha fiscal, mais conhecida como "malha fina".
No ano passado, segundo a Receita, mais de 1,4 milhão de contribuintes caíram na malha fina. Desse total, 1,04 milhão (ou 71%) têm imposto a restituir.
Se este é o seu caso, é importante resolver a situação o quanto antes para evitar dores de cabeça maiores e, principalmente, multas mais altas. Mas, afinal, qual é o valor da multa para quem cai na malha fina?
Quem deixa para ajustar a declaração depois do prazo estipulado pela Receita Federal pode ter que pagar uma multa de até 75% do imposto devido.
No entanto, se você conseguir comprovar e corrigir as inconsistências apontadas pela Receita Federal, a multa mínima é de R$ 165,74 podendo chegar aos 20% do imposto devido.
Vale citar que o prejuízo no bolso não é o único problema. De acordo com informações do Santander, outras consequências podem vir junto com a malha fina:
- Risco de ser investigado por sonegação fiscal;
- Ficar sob observação da Receita nas próximas declarações;
- Perda do direito de assumir cargos públicos;
- Impedimentos para tirar ou renovar o passaporte;
- Dificuldades para conseguir empréstimos, financiamentos ou abrir contas bancárias.
A irregularidade com a declaração do Imposto de Renda (IR) pode afetar sua vida em diferentes áreas. Em suma, o ideal é revisar todos os dados com cuidado antes de enviar o documento. E, se cair na malha, resolva rápido. Isso pode evitar problemas maiores com o Leão.
Confira nesta reportagem como descobrir se você caiu na malha fina.