Caiu no golpe do Pix ou conhece uma vítima? Veja como reaver o dinheiro
Regras do Banco Central ajudam a aumentar as chances de retomar os recursos desviados por golpistas; o primeiro passo é procurar a instituição financeira e fazer um boletim de ocorrência

É cada vez mais difícil não ter pelo menos uma história para contar de alguém que caiu em um golpe relacionado ao Pix. Cada vez mais popular, o meio de pagamento instantâneo também virou isca para chegar ao dinheiro e aos dados dos brasileiros.
O QUE FAZER SE FOR VÍTIMA DE GOLPE DO PIX?
O que nem todo mundo sabe é que há formas de tentar reaver o dinheiro perdido na ação envolvendo o Pix. O Banco Central (BC) dá uma série de orientações para quem estiver nesta situação. Veja o que você deve fazer.
- Entre em contato com o banco para informar o caso e pedir a devolução do valor transferido para o “suposto golpista”, informa o BC.
- Ao mesmo tempo, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência na autoridade policial. Alguns estados, como São Paulo, possibilitam que o B.O. seja feito on-line, sem a necessidade de ir a uma delegacia.
QUAL É O PAPEL DO MED?
Segundo explicação do Banco Central, com base no que foi relatado pelo cliente, seu banco registra no mesmo imediatamente a chamada notificação de infração e instaura o Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Pix.
O MED é um mecanismo exclusivo do Pix criado para facilitar as devoluções em caso de fraudes. Isso, de acordo com o BC, aumenta as possibilidades de a vítima ter o dinheiro de volta.
Leia mais: O céu é o limite: as turbinas voadoras que geram energia sem parar: Caiu no golpe do Pix ou conhece uma vítima? Veja como reaver o dinheiroA vítima deve registrar o pedido de devolução na sua instituição financeira em até 80 dias da data em que o Pix feito, no caso de ser vítima de fraude, golpe ou crime.
Funciona da seguinte forma:
- A vítima reclama na sua instituição;
- A instituição avalia o caso e, se entender que ele faz parte do MED, o recebedor do seu Pix terá os recursos disponíveis bloqueados na conta;
- O caso é analisado em até 7 dias. O recebedor terá os recursos desbloqueados se for concluído que não foi fraude. Caso tenha ocorrido uma fraude, em até 96 horas a vítima receberá o dinheiro de volta (integral ou parcialmente), se houver recurso na conta do fraudador;
- Se a devolução foi feita parcialmente, o banco do golpista deverá fazer múltiplos bloqueios ou devoluções parciais sempre que forem creditados recursos nessa conta, até que se alcance o valor total da devolução ou 90 dias contados a partir da transação original.
- O MED também pode ser acionado quando houver uma falha operacional no ambiente Pix da sua instituição financeira. Por exemplo, se ela efetuar uma transação em duplicidade. Quando isso ocorrer, ela avalia se houve a falha e, em caso positivo, em até 24 horas o dinheiro é devolvido.
SE O MED NÃO RESOLVER?
Mas e se o caso não for resolvido, o que a vítima pode fazer? Veja quais são as orientações da autoridade monetária:
- Procurar o Procon de seu estado ou o Poder Judiciário; ou
- Registrar uma reclamação no BC: o banco que recebeu os recursos transferidos será notificado e terá de fazer o monitoramento da conta com o objetivo de identificar transações suspeitas.
Leia mais: Investimento: vale a pena comprar dólar agora?: Caiu no golpe do Pix ou conhece uma vítima? Veja como reaver o dinheiroDe acordo com o Banco Central, a devolução de valores por meio do MED não pode ser acionada em casos de desacordo comercial. Por exemplo, quando o vendedor de boa-fé, ou seja, sem a intenção de causar algum dano, envia o produto errado. Esse tipo de situação não é considerado como "suspeita de fraude", diferentemente, por exemplo, dos casos em que o produto nem sequer é enviado, explica a autoridade monetária.
CUIDADO COM O PIX ENVIADO POR ENGANO
O BC alerta que, caso você receba o contato de alguém falando que fez um Pix por engano na sua conta, mesmo que mostre um comprovante de pagamento (falso ou verdadeiro) e pedindo a devolução, verifique antes o extrato bancário.
Leia mais: 5 maneiras simples de consultar o número do Pis/Pasep pelo CPF: Caiu no golpe do Pix ou conhece uma vítima? Veja como reaver o dinheiroSe houver um depósito feito na sua conta, a recomendação é usar a funcionalidade de devolução do Pix porque o dinheiro retornará à mesma conta do pagador.
Não se deve aceitar sugestões do suposto pagador do Pix para devolver o dinheiro numa conta diferente da que fez o depósito. Pode se tratar de um golpe. O golpista tentará utilizar o MED para conseguir dinheiro dobrado - o da vítima e o devolvido pelo banco.