Caixa libera financiamento de até 80% para imóveis; veja quem tem direito

Veja como o novo modelo do SAC pode ajudar a conquistar a casa própria com parcelas menores

Mão de pessoa segurando chave e maquete de casa no lado
A expectativa é que as novas regras fortaleçam o mercado imobiliário, aumentem a confiança do setor e ampliem o acesso da classe média. Crédito: imagem criada com auxílio de IA via ChatGPT.

Guynever Maropo 2 minutos de leitura

A Caixa Econômica Federal voltou a financiar até 80% do valor de imóveis no Sistema de Amortização Constante (SAC). A medida retoma o patamar anterior a novembro de 2024, quando o limite havia sido reduzido para 70% devido ao esgotamento da capacidade de crédito do banco.

O novo modelo faz parte de um pacote habitacional lançado pelo governo federal, com foco na classe média e na ampliação do acesso à casa própria. A iniciativa libera integralmente os depósitos compulsórios da poupança para ampliar a oferta de crédito imobiliário.

Leia mais: Startup corta comissão de corretor de imóveis e ajuda comprador a dar entrada.

Quem tem direito?

O financiamento é voltado para famílias com renda acima de 12 mil reais mensais. Essa faixa da população não tinha acesso ao crédito habitacional dentro do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). As famílias com renda inferior continuam atendidas pelo programa Minha Casa Minha Vida.

Qual será o valor máximo do imóvel financiado?

O teto do SFH passa de 1,5 milhão para 2,25 milhões de reais. Essa mudança permite que imóveis de maior valor possam ser financiados com juros menores e uso do FGTS, ampliando as opções para a classe média.

Leia mais: Painéis solares dentro de casa: como gerar energia limpa com luz artificial.

É permitido usar o FGTS para o financiamento pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH)?

Sim. Os imóveis enquadrados nas regras do SFH permitem o uso do saldo do FGTS para:

  • Dar entrada no imóvel
  • Abater parte do saldo devedor
  • Amortizar parcelas ao longo do contrato

Antes, imóveis acima de 1,5 milhão de reais só podiam ser adquiridos pelo Sistema Financeiro Imobiliário, sem uso do FGTS.

Quanto do imóvel pode ser financiado?

A Caixa voltará a financiar até 80% do valor do imóvel pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). O percentual anterior era de 70%.

Quantos imóveis devem ser financiados?

Segundo o governo, as mudanças permitirão que 80 mil novas moradias sejam financiadas até o fim de 2026. O programa pretende injetar pelo menos 20 bilhões de reais de forma imediata no mercado imobiliário.

Leia também: Consórcios se tornam mais atraentes para quem quer ter um patrimônio

Como vai funcionar a transição?

A mudança será gradual e começará ainda em 2025. O novo modelo terá plena vigência a partir de janeiro de 2027. Nesse período, os depósitos compulsórios serão reduzidos e parte dos recursos da poupança passará a ser direcionada ao novo sistema.

O que muda após a transição?

Ao final do processo, não haverá mais a exigência de destinar 65% dos depósitos da poupança ao crédito habitacional. Os compulsórios no Banco Central também serão extintos, permitindo que 100% do dinheiro da poupança seja usado para financiar imóveis.

Você pode se interessar também:

A expectativa é que as novas regras fortaleçam o mercado imobiliário, aumentem a confiança do setor e ampliem o acesso da classe média ao crédito habitacional para os imóveis, consolidando a atuação da Caixa como principal operadora do sistema.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais