Teve o celular roubado? Confira 5 maneiras de proteger os apps de banco

Com mais de 2 mil celulares levados por dia no Brasil, medidas simples podem impedir que criminosos acessem suas finanças após um furto ou roubo

veja 5 dicas
Após roubo do celular, apps de banco podem ser alvos fáceis sem as devidas proteções. Foto: Freepik

Jessica de Holanda 1 minutos de leitura

No Brasil há mais de 2.700 celulares furtados ou roubados por dia, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, e manter os dados bancários protegidos vai muito além de ter uma senha forte.

O Brasil também figura entre os países onde usuários mais se sentem inseguros com a proteção dos apps bancários, de acordo com um levantamento global feito pela empresa de cibersegurança Appdome.

Para reduzir os riscos e evitar prejuízos após a perda ou roubo do celular, veja os principais truques que você pode aplicar agora mesmo para blindar seus aplicativos bancários.

1. Ative o bloqueio por biometria nos apps de banco

Muitos aplicativos de instituições financeiras permitem ativar o acesso apenas por biometria, como impressão digital ou reconhecimento facial. Esse recurso adiciona uma camada extra de segurança, dificultando o uso indevido mesmo que o celular esteja desbloqueado.

2. Use senha diferente para cada aplicativo

Evite repetir a mesma senha em diferentes apps, especialmente os de bancos. Criar códigos únicos e complexos para cada serviço diminui as chances de que, ao descobrir uma senha, o criminoso consiga acessar outras contas.

3. Desative pré-visualizações de notificações na tela

Notificações que aparecem na tela bloqueada podem entregar informações valiosas, como códigos de autenticação ou mensagens de bancos. Para evitar isso, vá às configurações do celular e desative a visualização de conteúdo sensível nas notificações.

4. Mantenha o sistema do celular e os apps atualizados

Atualizações frequentes corrigem falhas de segurança e tornam o sistema mais resistente a invasões. Sempre que possível, habilite a atualização automática tanto do sistema operacional quanto dos aplicativos bancários.

5. Instale apps de segurança que permitem apagar dados remotamente

Existem aplicativos que possibilitam apagar informações do celular à distância, caso ele seja roubado. Em alguns sistemas, como o Android e o iOS, esse recurso já vem nativo como o "Encontre meu dispositivo" (Google) e o "Buscar iPhone" (Apple). Deixar esses serviços ativos pode ser essencial para impedir o acesso às suas contas.


SOBRE A AUTORA

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com passagem pela BandNews, Portal RIC.com.br, JB Litoral e Massa FM. saiba mais