CNH gratuita: Governo abre 5,3 mil vagas para tirar a habilitação; veja quem tem direito

A ação faz parte de um planejamento do governo para reforçar políticas públicas voltadas à segurança, mobilidade e autonomia financeira

CNH em celular
A iniciativa atende regiões com maior vulnerabilidade social e amplia o acesso ao transporte individual. Crédito: imagem criada com auxílio de IA via ChatGPT.

Guynever Maropo 2 minutos de leitura

O Governo do Ceará iniciou, na última terça-feira (11), uma nova etapa de inclusão no trânsito ao lançar a maior oferta de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuitas destinada a pessoas não alfabetizadas e mulheres vítimas de violência doméstica. A iniciativa íntegra o Programa ABCDetran e o Programa CNH Popular.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), a medida reúne 5,3 mil vagas nesta primeira fase. A ação faz parte de um planejamento do governo para reforçar políticas públicas voltadas à segurança, mobilidade e autonomia financeira.

São 4,8 mil vagas do Programa ABCDetran e 550 vagas destinadas exclusivamente a mulheres com medida protetiva concedida nos últimos 12 meses.

Leia mais: CNH Social: veja quem tem direito e como solicitar a habilitação gratuita.

Como funciona o ABCDetran e quem tem direito?

O Programa ABCDetran atende pessoas não alfabetizadas que desejam obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A (motocicletas) e B (carros). Os aprovados para a categoria A receberão um capacete.

Para ampliar as chances de aprovação, o Detran-CE desenvolveu uma metodologia específica. Nos testes realizados, sete em cada dez candidatos foram aprovados. Os interessados devem:

  • Estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico);
  • Ter idade mínima de 18 anos;
  • Cumprir todas as etapas de capacitação antes dos exames.

A capacitação inclui conteúdos de alfabetização funcional e educação no trânsito, oferecidos de forma digital com monitores. A carga horária total é de 81 horas-aula. Após a etapa teórica, os candidatos seguem para aulas práticas em Centros de Formação de Condutores e realizam o exame final na sede do Detran-CE.

As vagas da CNH Popular incluem mulheres vítimas de violência doméstica. Para participar, elas devem apresentar no ato da inscrição:

  • Cópia de decisão judicial;
  • Certidão processual;
  • Documento emitido pela Defensoria Pública do Ceará (DPCE).

Assim como no ABCDetran, os custos do processo de habilitação são totalmente cobertos pelo programa.

Leia mais: CNH mais barata? Nova proposta pode reduzir custo em até 80%; veja valor.

Você pode se interessar também:

Leia mais: A Justiça pode tirar minha CNH para me obrigar a pagar uma dívida?

Municípios contemplados

O ABCDetran selecionou 29 municípios com base no número de pessoas não alfabetizadas e na taxa de analfabetismo de cada região. Fortaleza integra a lista, junto a duas cidades de cada uma das 14 regiões administrativas.

Municípios com maior número de não alfabetizados são: Aracati, Canindé, Caucaia, Crateús, Granja, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Morada Nova, Ocara, Quixeramobim, Sobral, Tauá e Viçosa do Ceará.

Municípios com maior taxa de analfabetismo são eles:Aiuaba, Barroquinha, Croatá, Ererê, General Sampaio, Graça, Itapiúna, Itatira, Jaguaruana, Mombaça, Novo Oriente, Pacatuba, Quixelô e Salitre.

As inscrições para a CNH gratuitas estão abertas no site oficial do Detran-CE. Para candidatos do ABCDetran, o órgão recomenda o auxílio de um familiar durante o cadastro digital.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais