Como a mente de um atleta pode transformar o desempenho do empreendedor

Nomes como David Beckham, Shaquille O’Neal e Serena Williams são exemplos bem sucedidos também na vida empresarial graças a características como disciplina, resiliência e capacidade de resistir à pressão

Atletas profissionais inspiram empreendedores
Anton Vierietin via Getty Images, OpenClipart-Vectors por Pixabay

Victoria Repa 5 minutos de leitura

O que David Beckham, Shaquille O'Neal e Serena Williams têm em comum, além de suas carreiras esportivas de destaque? Todos eles construíram negócios prósperos.

Claro, ter capital e reconhecimento global de nome ajuda. Mas reduzir o sucesso empresarial deles apenas à fama conta apenas metade da história. A outra metade é que os melhores atletas passam anos aprimorando disciplina, resiliência e a capacidade de pensar estrategicamente sob pressão. Essas mesmas qualidades fazem grandes empreendedores.


O QUE OS EMPREENDEDORES PODEM APRENDER COM ATLETAS DE ELITE

Aqui estão seis coisas que você, como empreendedor ou líder empresarial, pode aprender com os melhores atletas.


1. DIVIDA METAS COMO UM PLANO DE TREINAMENTO

Nenhum atleta olímpico treina com intensidade máxima e com o mesmo objetivo todos os dias. Em vez disso, eles seguem um ciclo de treinamento de longo prazo — preparação, pré-competição, desempenho e recuperação. A aplicação dessa abordagem estruturada aos negócios ajuda a aumentar o desempenho de forma gradual e sustentável. Tente isto:

• Divida grandes metas em marcos menores e factíveis;
• Acompanhe o que funciona e o que não funciona: a estratégia que fez sua startup decolar não será suficiente quando chegar a hora de escalar;
• Apareça todos os dias com pequenas ações.


2. CRIE UMA ROTINA PRÉ-JOGO PARA DESEMPENHO MÁXIMO

Todo atleta segue uma rotina para entrar no estado mental e na forma física certos antes do dia do jogo. Gosto de tratar cada dia de trabalho como um dia de jogo. Uma rotina matinal me dá uma sensação de controle e define o tom para um dia produtivo pela frente. Em vez de sair da cama e entrar de cabeça no modo de trabalho, reservo um tempo para coisas que enchem meu tanque de energia. Pode ser:

• Um copo de água e um café da manhã rico em nutrientes;
• Uma prática rápida de atenção plena, como canto de mantras ou respiração de Pranayama;
• Anotar de 1 a 3 prioridades para o dia para permanecer intencional;
• Treino de 1 hora;
• Uma caminhada ao ar livre com um audiolivro.


3. NÃO TENHA MEDO DE CAIR

Atletas caem. Muito. E então eles se levantam.

Navegar pela vida como empreendedor não é como descer uma ladeira bem cuidada no estilo Aspen. É mais como esquiar no parque da sua cidade local — manchas de gelo e grama, pedras escondidas e pedestres irritados no caminho. Quedas são inevitáveis. Em vez de hesitar em correr riscos ou evitar o fracasso, concentre-se em aprender a se recuperar rapidamente.


4. DESENVOLVA UMA MENTALIDADE ORIENTADA PARA O CRESCIMENTO

Esta citação frequentemente aparece em postagens motivacionais atribuídas a todos, do jogador de futebol e técnico italiano Gianluca Vialli a Nelson Mandela: "Você vence ou aprende… você nunca perde." Brega, mas é verdade.

Atletas de ponta tratam as perdas como dados. Cada jogo os ensina algo novo sobre seus pontos fortes e fracos. Empreendedores podem se beneficiar da mesma mentalidade.

Veja os contratempos como experiências de aprendizado — analise o que deu errado, faça ajustes e siga em frente.

Competir consigo mesmo primeiro, com seus rivais depois. O objetivo de analisar seu desempenho é ter certeza de que você é melhor do que no último jogo.


5. PEÇA AJUDA DA SUA REDE DE APOIO

Empreendedores geralmente tentam fazer tudo sozinhos, inspirados por histórias de sucesso criadas por eles mesmos em livros e podcasts. Mas muito poucas coisas na vida são um esforço de uma pessoa só. Mesmo em eventos olímpicos individuais, há uma equipe por trás de cada medalha de ouro — treinadores, nutricionistas, mentores e companheiros de equipe.

Os jogadores mais fortes na sala de reuniões e no campo são aqueles que sabem como construir — e se apoiar — em uma grande equipe.


6. A MAIOR LIÇÃO: PRIORIZE A RECUPERAÇÃO

LeBron James nunca confirmou o boato de que gasta US$ 1,5 milhão por ano em recuperação. Mas o fato de tais números circularem mostra que o descanso anda de mãos dadas com o desempenho máximo.

No entanto, nos negócios, glorificamos a agitação constante. Usamos nossos olhos injetados de sangue das noites na tela como um distintivo de honra e a exaustão como um testamento de sucesso.

Nossos corpos são excelentes comunicadores e geralmente encontram uma maneira de nos avisar quando é hora de desacelerar. Em vez de descartar músculos doloridos ou pensamentos lentos como um sinal de fraqueza, ouça e integre o descanso sustentável à sua rotina.

Programe a recuperação como trabalho, bloqueando um tempo em seu calendário para exercícios, meditação ou simplesmente relaxar com um livro.

Preencha o tempo entre tarefas de alta prioridade com pausas ativas, como caminhadas curtas, exercícios rápidos ou qualquer movimento para reiniciar seu cérebro.

Proteja seu sono. Eu mantenho um horário de dormir às 22h e busco dormir de 7 a 8 horas porque sei que uma mente bem descansada é de alto desempenho.


7. O PENSAMENTO FINAL: MOVIMENTE SEU CORPO PARA ALIMENTAR SUA MENTE

Se você almeja grandes objetivos, pensar como um atleta profissional pode ajudar a abrir as portas certas. Mas há mais a tirar de seu manual: o amor pelos esportes. E, ao contrário dos atletas, que dedicam suas vidas a uma disciplina, temos o luxo de explorar.

Em Range: Why Generalists Triumph in a Specialized World, David Epstein fala sobre como alguns dos líderes mais inovadores tiraram ideias de diferentes campos, experimentaram e inovaram por causa de suas amplas experiências. A ampla exposição torna você mais criativo, ágil e capaz de fazer conexões que os outros não percebem.

Então pegue uma raquete de tênis ou bastões de esqui. Suba em um Reformer ou inscreva-se para uma corrida de 5 km.

Seja aventureiro. Experimente coisas novas. Quanto mais você explorar, mais habilidades, insights e conexões você ganhará.


SOBRE A AUTORA

Victoria Repa é fundadora e CEO da BetterMe. saiba mais