Conta de luz mais cara em 2026? Veja o que a Aneel diz sobre reajuste de até 7%

Confira o novo boletim do InfoTarifa revela sobre o setor elétrico

Postes de energia
O fundo é alimentado por cobranças inseridas nas contas de luz. Créditos:Freepik.

Guynever Maropo 2 minutos de leitura

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) projeta que a conta de luz encerrará 2025 com aumento médio superior à inflação prevista para o período, refletindo a pressão de custos do setor elétrico.

O reajuste médio estimado para 2025 chega a 7%, segundo dados publicados pela Agência Nacional de Energia Elétrica. O índice supera a projeção anterior, que indicava aumento de 3,4% em março.

A revisão ocorre principalmente devido ao orçamento aprovado para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que soma R$ 49,2 bilhões.

Leia mais: Marrocos testa solução mais barata para captar a energia das ondas do mar.

Qual a expectativa para 2026?

A previsão para 2026 indica um avanço ainda maior das despesas da CDE. Embora o orçamento ainda passe por consulta pública, a Aneel projeta que, após o reajuste de 7% já aplicado em 2025, os gastos devem chegar a R$ 52,7 bilhões.

Esse aumento pressiona os custos do setor elétrico e deve refletir diretamente na conta de luz dos consumidores, aumentando o valor para o próximo ano.

O crescimento decorre, principalmente, da expansão da micro e minigeração distribuída (MMGD) e dos descontos concedidos às fontes incentivadas.

Leia mais: Congelar para economizar: o novo truque da eficiência energética.

O que é a CDE?

A CDE financia políticas públicas como:

  • tarifa social para consumidores de baixa renda;
  • programa Luz Para Todos;
  • incentivos para fontes renováveis;
  • compensações para consumidores que produzem a própria energia.

O fundo é alimentado por cobranças inseridas nas contas de luz, multas aplicadas pelo setor e aportes do Tesouro Nacional.

A Aneel atribui a diferença entre a projeção inicial e a atual ao comportamento de encargos setoriais e aos custos de compra de energia.

Leia mais: Horário de verão pode voltar após 5 anos; entenda como isso afeta seu bolso.

Você pode se interessar também:

O que é o InfoTarifa?

Criado em abril de 2025, o InfoTarifa apresenta estimativas trimestrais de variação tarifária anual. O boletim detalha a evolução histórica das tarifas, os impactos de cada componente e os fatores que influenciam os cálculos da Agência, como encargos setoriais e custos regulatórios.

A Aneel informa que o objetivo do InfoTarifa é oferecer maior transparência sobre a formação das contas de luz para consumidores e agentes do setor elétrico.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais