Cursos de graça para você crescer e aproveitar as melhores vagas
Veja como é possível se aperfeiçoar profissionalmente sem custo e se preparar para carreiras que estão em alta ou que têm mais a ver com você

Há quem abandone a sala de aula por acreditar que a trajetória construída na prática, no dia a dia do trabalho, é suficiente para fisgar novas oportunidades.
No entanto, já faz tempo que ter apenas a graduação deixou de ser garantia de boas perspectivas profissionais. Os especialistas são taxativos ao avaliarem que só o investimento permanente em conhecimento impulsiona as chances de conseguir uma melhor posição ou uma nova vaga.
Para muitos, o começo do ano costuma ser o momento em que a definição de metas vira uma das prioridades na agenda. Afinal, é quando os profissionais estão mais dispostos a correr atrás de novos propósitos.
Contudo, dois pontos podem atrapalhar o planejamento em um momento desses. A falta de dinheiro para investir em um bom curso ou a dificuldade de escolher uma trilha de conhecimento com a qual se tenha mais afinidade são os principais entraves. Essas dores costumam gerar uma paralisia na hora de tomar uma decisão e, com isso, o objetivo pode ser facilmente engavetado.
PRIMEIRO PASSO: O QUE ESTUDAR
Em meio a essas dúvidas, como escolher as áreas de conhecimento com maior demanda para uma possível transição de carreira ou para aumentar a possibilidade de promoção?
Uma estratégia que pode ajudar a ter a temperatura do mercado de trabalho - ou seja, quais áreas têm oferecido mais vagas e o comportamento dos salários - é monitorar as consultorias especializadas em recrutamento e seleção de profissionais.
O Guia Salarial da Robert Half é uma dessas fontes de informação. A edição mais recente, com as tendências de 2025, mostra que as oito áreas mais promissoras são:
- Engenharia
- Finanças/Contabilidade
- Jurídica
- Mercado Financeiro
- Recursos Humanos
- Seguros
- Tecnologia
- Vendas/Marketing
Além de identificar as áreas com maior potencial de demanda por profissionais, o guia aponta também tendências sobre benefícios, modelo de trabalho e salários. O levantamento leva em consideração pequenas, médias e grandes empresas de diferentes regiões do Brasil.
Laís Vasconcelos, gerente da Robert Half, explica que a educação continuada tem entrado na rotina dos profissionais, sob o olhar do autodesenvolvimento. As empresas demandam por profissionais com características como capacidade de gestão, exercício de liderança e de comunicação.
"Não há dúvida de que a educação continuada oferece a possibilidade de alcançar o desenvolvimento enquanto profissional", resume a executiva. Ainda segundo a gerente da Robert Half, "a habilidade do século é se colocar na posição de aprendizado". Por isso, é indispensável seguir em contato com novas oportunidades de conhecimento.
Nas vagas com alta qualificação, o primeiro quesito observado (ou mandatório) é a formação, que pode ser uma pós-graduação ou MBA, por exemplo. Quanto mais técnica for a vaga, mais a especialização vai ser exigida.
IA GANHA ESPAÇO
Além das áreas promissoras, Laís destaca o aumento da demanda por conhecimento em inteligência artificial (IA). Não apenas para quem trabalha com análise de dados e automação, mas em outras carreiras. Por exemplo, para os profissionais de Recursos Humanos que poderão usar a IA com foco em analytics.
"Os profissionais de diferentes áreas têm de conhecer sobre IA para saber direcionar. Não se pode mais ficar longe da conversa quando tratamos de determinados conhecimentos e tendências dentro das empresas", pontua a gerente.
O que se espera, completa a executiva, são profissionais multidisciplinares. Por exemplo, o advogado que tenha conhecimento em finanças e que poderá discutir em condições de igualdade sobre questões contábeis em um processo de due diligence.
MAIS DE 17.000 CURSOS NA FAIXA
Não faltam distrações que podem ocupar as horas de folga. Um tempo nas redes sociais, na frente da TV para não perder um episódio da série preferida do streaming ou simplesmente a vontade de não fazer nada depois de um dia de trabalho.
Porém, que tal expandir seus horizontes educacionais em vez de se jogar na frente da TV ou ficar com o celular na mão até a bateria acabar?
Quer você esteja procurando aprender uma nova habilidade, progredir na carreira ou simplesmente satisfazer sua curiosidade, as quatro plataformas abaixo oferecem alguns dos melhores cursos online gratuitos disponíveis. Ao todo, são mais de 17.000 possibilidades de aprendizado.
COURSERA
O Coursera tem mais de 5.000 cursos de graça pela internet e é uma das maiores coleções de conteúdo de aprendizagem online.
O site faz parceria com mais de 300 universidades e empresas para disponibilizar conteúdo educacional em uma ampla gama de disciplinas.
A maior parte do conteúdo do curso permanece acessível gratuitamente por meio da opção de auditoria do site. Contudo, os certificados exigem pagamento.
EDX
O edX, fundado por Harvard e MIT, hospeda mais de 4.000 cursos, com cerca de 1.000 disponíveis para auditoria gratuita.
O catálogo inclui desde cursos introdutórios a certificados profissionais avançados, embora, como o Coursera, certificados e tarefas classificadas exijam pagamento.
A seleção de cursos abrange todo o espectro acadêmico, mas se inclina para as ciências e engenharia.
FUTURELEARN
O FutureLearn oferece acesso limitado a cerca de 1.400 de seus cursos. Entretanto, as aulas cobertas pelo plano gratuito são distribuídas semanalmente em vez de estarem disponíveis todas de uma vez. Isso pode ser uma boa cadência se você estiver procurando aprender em um ritmo mais tranquilo.
O catálogo de cursos abrange uma variedade impressionante de assuntos, mas com força particular em humanidades, saúde e tecnologia.
KHAN ACADEMY
O compromisso da Khan Academy sem fins lucrativos com a educação totalmente gratuita a torna única entre as principais plataformas de aprendizagem.
O forte foco do site em assuntos STEM abrange uma ampla variedade de materiais para alunos em idade escolar, embora ainda haja muito aqui para aqueles que saíram da universidade.
Ao todo, mais de 10.000 videoaulas estão disponíveis aqui. O conteúdo tem uma reputação de clareza e explicações concisas, tornando tópicos complexos acessíveis a alunos de todos os níveis.
PLATAFORMA TEM MAIS DE 1.000 CURSOS
A plataforma Santander Open Academy é uma das opções para fazer cursos de graça on line. A iniciativa sem fins lucrativos do Banco Santander é voltada à oferta de formação em habilidades profissionais para melhorar a empregabilidade e o futuro.
O Santander Open Academy disponibiliza conteúdos gratuitos e bolsas de estudos das principais universidades e instituições - ao todo, são mais de 1.300. Os cursos, conteúdos e bolsas oferecidos por ano são integralmente pagos pelo Santander. A oferta de áreas de conhecimento é atualizada com frequência para estar alinhada às demandas do mercado de trabalho. Ao final, os alunos recebem credenciais e certificados.
Mais de 1 milhão de pessoas e empresas foram impactadas em cerca de 27 anos de programa. Os investimentos em educação ultrapassaram 2,2 bilhões de euros com conteúdos sobre educação, empregabilidade e empreendedorismo.
Segundo o Santander Open Academy, as universidades e instituições com as quais mantém colaborações também carregam seus próprios programas, dirigidos às suas comunidades. É preciso ter mais de 16 anos para se inscrever.
Em 2023, o Santander foi o primeiro banco no ranking ‘Change the World’, da revista Fortune, reconhecido entre as 50 companhias que ajudaram a resolver alguns dos desafios mais importantes da sociedade. (com Fast Company/Doug Asmoth)
Agora, com tantas opções, agora é analisar as possibilidades, ver quais têm mais a ver com o seu horizonte de carreira, olhar os conteúdos dos cursos com lupa para ver até que ponto você vai se sentir motivado a completar toda a jornada e aumentar suas chances de avançar na carreira.