E-mail é seguro? Não é bem assim. Aprenda a se proteger

Segundo especialistas, a máscara de e-mail é um dos recursos que você pode usar para evitar a exposição a golpes

SvetaZi via Getty Images

Redação Fast Company 6 minutos de leitura

Você já ouviu falar de telefones descartáveis. E quanto ao e-mail descartável?

Grande parte da internet agora exige que você forneça seu endereço de e-mail antes de poder usar qualquer serviço. Pode ser desde um aplicativo que você baixou até a inscrição em uma newsletter ou o resgate de uma oferta especial on-line.

Mas quem disse que você precisa fornecer seu endereço de e-mail real? Da próxima vez que for solicitado, considere usar uma máscara de e-mail.

Há um número crescente de serviços que fornecem endereços de e-mail disfarçados e retransmitem todas as mensagens para seu endereço real. Especialistas dizem que esta pode ser uma ferramenta poderosa para proteger a privacidade e a segurança.

Aqui estão algumas dicas sobre os porquês e como do mascaramento de e-mail:

UM E-MAIL COM MÁSCARA


A ideia por trás do mascaramento de e-mail é simples. O serviço fornece um endereço aleatório que você pode usar como isca em vez do seu e-mail real. Pode ser uma série de palavras não relacionadas ou uma sequência de letras e números.

Quando alguém envia uma mensagem para o e-mail descartável, ela será automaticamente roteada para seu endereço sem que ninguém saiba.

Os provedores incluem o serviço de proteção de e-mail do mecanismo de busca focado em privacidade DuckDuckGo, o Firefox Relay do fabricante de navegadores Mozilla, o serviço de e-mail FastMail e serviços independentes como o Addy.io.

O serviço criptografado Proton Mail oferece mascaramento de e-mail com seu gerenciador de senhas e serviço autônomo SimpleLogin. Existem muitos outros.

É um dos recursos que a Apple oferece aos usuários que assinam seus serviços iCloud+ ou Apple One. Quando você estiver usando o aplicativo do navegador Safari no seu iPhone e precisar inserir seu e-mail, basta tocar no campo acima do teclado na tela para "Ocultar meu e-mail". Cria-se então um endereço aleatório como um substituto.

Também está disponível em computadores Mac com o navegador Safari para desktop ou o aplicativo Mail. Se você estiver usando um navegador ou aplicativo diferente, poderá ainda criar manualmente um endereço de e-mail aleatório acessando suas configurações do iCloud.

UMA CAMADA ADICIONAL


A maioria dos serviços tem uma versão gratuita com opções básicas e uma camada premium com mais recursos.

Alguns serviços gratuitos só podem receber e-mails, mas não respondê-los. No entanto, um recurso importante que os usuários devem procurar é a capacidade de fazer as duas coisas, diz o CEO da Proton, Andy Yen.

"Talvez você nunca responda a uma newsletter e tudo bem", explica Yen. Mas é um problema se, por exemplo, você usou o recurso para comprar algo online e há um problema com seu pedido sobre o qual o site precisa perguntar.

"Então a capacidade de responder é realmente muito importante", ressalta o CEO da Proton.

A maioria dos serviços de mascaramento tem um painel de controle no qual você pode visualizar os vários e-mails que você ativou. Se você notar que um deles está começando a receber muito spam, basta desativá-lo.

QUANDO DEVO USAR?


Mascare seu e-mail quando quiser adicionar uma camada extra de privacidade ou se proteger de vazamentos de dados ou compartilhamento não autorizado de informações.

Uma máscara de e-mail é uma "ferramenta de uso geral que pode ser usada em qualquer contexto", diz Santiago Andrigo, gerente principal de produtos da Mozilla.

No entanto, Andrigo recomenda usá-la em duas situações principais. O primeiro é quando você não tem certeza do que um site fará com seu endereço de e-mail.

"Mascarar seu e-mail lhe dá controle. Se você começar a receber mensagens indesejadas, pode facilmente fazer o bloqueio de qualquer e-mail que chegue a essa máscara", completa Andrigo.

O segundo cenário é "quando sua associação com um serviço pode revelar informações pessoais confidenciais", alerta o executivo da Mozilla. Por exemplo, se você se juntar a uma comunidade online para uma condição médica específica ou um grupo minoritário, uma violação de dados pode expor sua participação.

MAIS E MAIS E-MAILS

Existem inúmeras razões para não fornecer seu endereço de e-mail a quem quiser.

O endereço eletrônico pode ser vendido a profissionais de marketing ou corretores de dados obscuros, corroendo sua privacidade ao ajudá-los a construir um perfil seu para fins legítimos ou ilegais.

Se seu endereço acabar na lista errada de e-mails, isso pode resultar em mais e-mails de lixo eletrônico ou phishing. E se um serviço online for hackeado, os invasores podem roubar logins, senhas e outras informações pessoais.

Usar senhas exclusivas para todas as suas contas on-line — normalmente com a ajuda de um gerenciador de senhas — é uma boa prática de segurança cibernética. "Mas o verdadeiro problema para qualquer usuário não é a senha vazando, mas sim o e-mail vazando", disse Yen.

Alterar sua senha após uma violação de dados é uma prática padrão, mas é muito mais difícil alterar outra informação sensível, seu endereço de e-mail — a menos que você esteja usando uma máscara.

SOLUÇÕES FALSAS


Existem outros chamados hacks dos quais você pode ter ouvido falar.

Você pode configurar uma conta descartável com um serviço de e-mail gratuito como Gmail ou Yahoo, se não achar entediante demais.

Alguns usuários do Gmail adicionam um sinal de mais e uma frase extra ou combinação de caracteres entre seu nome de usuário e o sinal @. Isso ajuda a rastrear quem está compartilhando seu endereço, bem como filtrar mensagens.

Mas "do ponto de vista da privacidade, isso não faz nada", diz Yen. "Porque as pessoas podem simplesmente tirar o sinal de mais e obter seu endereço original."

CUIDADOS BÁSICOS COM SEU E-MAIL


As máscaras de e-mail usam seus servidores para retransmitir o tráfego de mensagens entre o remetente e o destinatário. Então, como você pode ter certeza de que esses servidores são privados?

Procure provedores confiáveis ​​que prometem não manter suas mensagens. Se você estiver procurando por um serviço de mascaramento de e-mail, Yen aconselha verificar se ele tem "termos e condições adequados", uma política de privacidade e está sediado em uma jurisdição onde pode ser legalmente responsabilizado.

"Declaramos muito claramente que não estamos mantendo uma cópia de nada que passe por nossos servidores", acrescenta Yen.

O Firefox Relay diz em suas FAQs que não "lê ou armazena nenhuma de suas mensagens".

"No caso de um e-mail não poder ser entregue a você, nós o manteremos em nossos servidores e o excluiremos após a entrega (em nenhuma hipótese o manteremos por mais de três dias)", informa.

A Apple diz que "não lê ou processa nenhum conteúdo" em mensagens de e-mail que passam pelo Hide My Email, exceto para filtragem de spam padrão.

“Todas as mensagens de e-mail são excluídas de nossos servidores de retransmissão após serem entregues a você, geralmente em segundos”, diz o fabricante do iPhone. (Associated Press/Fast Company)


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Redação Fast Company Brasil. saiba mais