Elon Musk diz que poupar para a aposentadoria será inútil
Em um podcast, o bilionário afirmou que a inteligência artificial criará um futuro de abundância tão grande que economizar para a velhice deixará de fazer sentido

Os americanos se esforçam muito para garantir que estejam financeiramente seguros para a aposentadoria. Mas, se você perguntar a Elon Musk, não precisa se preocupar.
De acordo com o homem mais rico do mundo, cuja fortuna é estimada em mais de US$ 700 bilhões, poupar para a aposentadoria em breve será obsoleto.
Musk expressou essa visão em um episódio recente do podcast Moonshots With Peter Diamandis. Musk compartilhou com os ouvintes sua visão sobre o futuro financeiro, um mundo onde a tecnologia, especificamente a inteligência artificial, cria uma abundância tão grande de recursos que qualquer pessoa poderá comprar o que quiser.
O empreendedor disse que, em poucos anos, viveremos em um mundo marcado por um grande excedente, onde "cuidados médicos melhores do que os que existem hoje" estarão "disponíveis para todos em cinco anos". Ele também afirmou que não haverá "escassez de bens e serviços" e que você poderá aprender tudo o que quiser.
Musk prosseguiu, explicando que haverá um excedente tão grande que a vida não exigirá mais que as pessoas economizem para garantir seu futuro. "Uma recomendação que tenho é: não se preocupem em guardar dinheiro para a aposentadoria daqui a 10 ou 20 anos. Não fará diferença", disse ele, acrescentando que acredita que "economizar para a aposentadoria será irrelevante" e que o futuro trará abundância.
No geral, a visão de Musk sobre o futuro parece decididamente otimista em relação à IA. Ele falou sobre o poder da IA para romper barreiras e usá-la para aproveitar a energia solar. E disse acreditar que o "futuro da moeda" será medido não em dinheiro, mas em "watts".
Mas o dono da Tesla também reconheceu que, durante o que certamente serão anos de grandes mudanças, o caminho para o futuro que ele vislumbra será "acidentado" e cheio de obstáculos.
VENHA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DA FASTCO MONEY. Assine a nossa NEWSLETTER semanal. Inscreva-se aqui
RENDA ALTA UNIVERSAL
Musk afirmou que não prevê apenas uma "renda alta universal", mas também uma grande "agitação social" como resultado de tantas mudanças em um curto período de tempo.
A previsão parece assustadoramente semelhante a uma feita por John Maynard Keynes, conhecido como o fundador da macroeconomia moderna, em 1930. Em seu ensaio "Possibilidades Econômicas para Nossos Netos", o economista escreveu que, até 2030, a tecnologia permitiria que os trabalhadores adotassem uma semana de trabalho de 15 horas.
Na época, a semana de trabalho era estimada em cerca de 50 horas. Em certo sentido, Keynes estava correto: o número médio de horas caiu nos anos seguintes à previsão, já que a semana de trabalho de 40 horas foi estabelecida logo depois.
No entanto, hoje, a jornada de trabalho em tempo integral gira em torno de 8,4 horas por dia ou 42,5 horas por semana, de acordo com o Departamento de Estatísticas do Trabalho dos EUA.
Embora muitas das previsões de Keynes sobre tecnologia tenham se mostrado corretas, como a forma como ela transformou drasticamente certos setores, a jornada de trabalho ainda não diminuiu tanto quanto ele previu.
Leia mais: Geração X, o tempo está correndo: você tem 10 anos para garantir sua aposentadoria: Elon Musk diz que poupar para a aposentadoria será inútilSUFOCO NA VELHICE
No momento, os comentários de Musk são difíceis de aceitar, visto que muitos americanos têm dificuldades com despesas básicas como cuidados infantis, quanto mais com a poupança para a aposentadoria.
De acordo com um relatório de 2025 do Conselho Nacional sobre Envelhecimento (National Council on Aging), a maioria dos idosos não tem dinheiro suficiente para sobreviver financeiramente a um "choque financeiro" causado por uma morte, pela necessidade de cuidados de longo prazo ou por uma doença.
Leia mais: Investidor planeja aposentadoria segura e se blinda de imprevistos, aponta pesquisa : Elon Musk diz que poupar para a aposentadoria será inútil"Oitenta por cento das pessoas com 60 anos ou mais têm poucos ou nenhum patrimônio e não seriam capazes de suportar um choque financeiro sem cair na pobreza", afirma o relatório.
Os pesquisadores acrescentaram: "O futuro do envelhecimento nos Estados Unidos provavelmente será definido por uma desigualdade cada vez maior tanto na situação financeira quanto na mortalidade, aprofundando a divisão entre a maioria dos idosos americanos (os 80%) e os 20% mais ricos."
Musk disse que haveria obstáculos no caminho para a utopia.