Empreendedor individual: por que delegar pode fazer seu negócio crescer

Contratar apoio não tira a autonomia do empreendedor individual; é uma estratégia para ganhar tempo, evitar erros e fazer o negócio crescer

Empreendedor individual: por que delegar pode fazer seu negócio crescer
freepik.com

Anna Burgess Yang 5 minutos de leitura

A maioria das pessoas pensa em empreendedores individuais como uma máquina de uma pessoa só. O empreendedor individual (de acordo com as redes sociais) envia faturas, atende ligações de clientes, gerencia campanhas de marketing e resolve problemas do próprio site. Tudo isso antes do almoço. É uma narrativa atraente porque celebra a dedicação e a perseverança incansáveis.

Mas também é um mito. Empreendedorismo individual simplesmente significa que você toma as decisões de negócios. Você não precisa consultar ninguém nem esperar por aprovação. Não significa que você é a única pessoa fazendo o trabalho.

QUE TAL FAZER PARTE DA COMUNIDADE DA FASTCO MONEY? Assine a nossa NEWSLETTER semanal. Inscreva-se aqui

A maioria dos empreendedores individuais eventualmente busca apoio (inclusive eu, no meu negócio individual). Contratar ajuda não significa que você "deixou de ser um empreendedor individual de verdade". É um sinal de que seu negócio está crescendo. Você reconhece o valor do seu tempo ou as limitações das suas habilidades.

Empreendedores individuais inteligentes contratam ajuda como um investimento. Terceirizar tarefas ou projetos pode expandir sua capacidade produtiva, permitindo que você mantenha o controle total sobre a direção do seu negócio.

QUANDO CONTRATAR AJUDA PROFISSIONAL


Uma das partes mais difíceis de administrar um negócio individual é decidir quando buscar ajuda. Muitos empreendedores individuais esperam demais porque presumem que devem ser capazes de fazer tudo sozinhos. Mas se você sente que está trabalhando sem parar ou gastando muito tempo com tarefas, provavelmente é hora de contratar.

Pense na contratação como uma decisão estratégica de negócios, não como um gasto supérfluo.

A primeira categoria que muitos empreendedores individuais consideram é o suporte financeiro e jurídico. Eles reconhecem que não possuem a expertise necessária. Isso porque erros financeiros ou jurídicos podem ser custosos.

Um contador ou um profissional de contabilidade pode gerenciar a conformidade tributária, manter seus livros contábeis em ordem e ajudá-lo a entender seu fluxo de caixa. O trabalho deles é estar familiarizado com as leis contábeis e tributárias, para que você não precise se preocupar. Normalmente, contadores ou profissionais de contabilidade oferecem suporte contínuo (mensal).

A assistência jurídica torna-se importante à medida que seu negócio se torna mais complexo. Um advogado pode revisar seus contratos com clientes ou ajudar você a lidar com marcas registradas, caso esteja desenvolvendo uma.

Dependendo da sua estrutura jurídica, você também pode precisar de um advogado para auxiliar com documentos como o Contrato Social. Você não precisa de um advogado fixo. Mesmo algumas horas de suporte jurídico por ano podem evitar problemas legais futuros.

ASSISTENTE VIRTUAL

Um assistente virtual (AV) costuma ser a primeira contratação para empreendedores individuais que estão sobrecarregados. Um AV pode gerenciar sua caixa de entrada, fazer o acompanhamento com clientes, organizar seus arquivos ou concluir outras tarefas organizacionais que consomem horas do seu tempo a cada semana.

Eu dependo muito da automação no meu negócio. As tarefas são concluídas automaticamente em segundo plano entre aplicativos (usando o Zapier). Mas, eventualmente, cheguei a um ponto em que não conseguia mais automatizar. Alguns trabalhos precisam de um toque humano. Ou eu, ou um assistente virtual. Optei por contratar um AV para poder me concentrar nas partes mais estratégicas/criativas do meu negócio.

A maioria dos AVs trabalha com um modelo de cobrança por hora, por projeto ou com um contrato mensal. Com o assistente virtual certo, você pode começar pequeno e expandir mais tarde, se necessário. Mesmo algumas horas por semana podem lhe dar mais tranquilidade e ajudar a manter o foco no trabalho que gera receita.

TRABALHO POR PROJETO


Nem todo tipo de ajuda precisa ser contínuo. Você pode contratar um especialista quando atingir os limites do que consegue fazer sozinho.

Por exemplo, por muito tempo, eu criei meus próprios materiais de marca. Eventualmente, cheguei aos limites do que podia fazer no Canva e queria uma aparência mais profissional para o meu negócio. Contratei um designer de marca para criar meu logotipo, escolher fontes e esclarecer a mensagem da minha marca. Ele me forneceu centenas de modelos do Canva para diversas finalidades.

Se você precisa de um site, uma reformulação da marca ou suporte para automação, um contrato temporário com um especialista pode fazer sentido. Dessa forma, você não precisa gastar tempo adquirindo habilidades que não precisa e pode começar a usar o "produto final" rapidamente.

CONSTRUÇÃO DE EQUIPE DE APOIO AO NEGÓCIO

Antes de abrir meu próprio negócio, eu era gerente no mundo corporativo. Ser responsável pelo sucesso profissional de outras pessoas era difícil para mim, e não acho que eu fosse particularmente bom nisso.

Contratar ajuda como empreendedor individual não significa que você precise se tornar um "gerente" no sentido tradicional. Muitas vezes, você contrata outros profissionais independentes, como você. Com exceção de um assistente virtual (que precisa aprender seus sistemas/processos), as pessoas que você contrata podem não precisar de muita supervisão ou acompanhamento constante.

Contratar ajuda não significa necessariamente construir uma equipe no sentido tradicional. Mas antes de contratar, você deve considerar estes três pontos:

- Estabilidade da receita: Sua renda suporta essa despesa adicional?

- Retorno sobre o investimento (ROI): Liberar seu tempo permitirá que você ganhe mais ou reduza o estresse de forma significativa?

- Alinhamento: Delegar esse trabalho apoia diretamente seu negócio e gera valor?

Se a resposta para alguma dessas perguntas for "não", talvez você ainda não esteja pronto para contratar.

DEDICAÇÃO AOS SEUS PONTOS FORTES

Empreendedorismo individual não significa fazer tudo sozinho. Seu negócio funciona melhor quando você trabalha com seus pontos fortes. O resto pode ser delegado ou terceirizado.

Eu não sou designer, então contratei alguém para me ajudar com o design. Eu não sou contador, então contratei alguém para me ajudar com a contabilidade.

Você precisa saber quais partes do seu negócio deve delegar para que ele prospere. O objetivo não é aumentar o número de funcionários, como uma empresa tradicional faria. Trata-se de proteger seu tempo e energia — os maiores ativos que seu negócio individual possui.


SOBRE A AUTORA

Anna Burgess Yang faz parte da Creator Network da Fast Company e escreve sobre cultura do trabalho, mudanças de carreira e a relação e... saiba mais