Fórum Econômico Mundial começa nesta segunda (19); veja o que esperar
O evento acontece em Davos, na Suíça, e reúne lideranças de governos, empresas e organizações da sociedade civil para debater os principais desafios da economia global

O World Economic Forum (Fórum Econômico Mundial) começou nesta segunda-feira (19) em Davos, na Suíça, reunindo lideranças de governos, empresas e organizações da sociedade civil para debater os principais desafios da economia global. O evento anual mobiliza a elite política e econômica mundial em meio a um cenário de tensões geopolíticas.
Espera-se a presença de cerca de 3 mil participantes de mais de 130 países, entre chefes de Estado, ministros e executivos de grandes corporações, segundo a organização do Fórum. A agenda oficial inclui debates sobre riscos geoeconômicos, mudanças climáticas, inovação tecnológica e políticas de crescimento sustentável, além de temas como comércio internacional e segurança global.
Leia mais: As 15 profissões que mais vão crescer até 2030, segundo o Fórum Econômico Mundial.
QUE TAL FAZER PARTE DA COMUNIDADE DA FASTCO MONEY? Assine a nossa NEWSLETTER semanal. Inscreva-se aqui
DISCURSO DE DONALD TRUMP
De acordo com a Reuters, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve discursar no dia 21 de janeiro e a expectativa é que ele fale sobre política externa, estratégias econômicas e relações comerciais dos Estados Unidos com outros países.
A participação de Trump se destaca com base nas últimas falas dele sobre a Groenlândia, o conflito relacionado à Venezuela, que culminou na queda do ex-ditador Nicolás Maduro e o bloqueio de vistos para o país.
Entre os principais temas estão riscos geoeconômicos, conflitos internacionais, sustentabilidade, tecnologia e desigualdade social. Especialistas apontam que a confrontação geoeconômica aparece como um dos maiores riscos globais de curto prazo.
As discussões também devem abordar transição energética, uso de Inteligência Artificial e mudanças nas cadeias produtivas.
Leia mais: As 10 tecnologias mais importantes de 2025, segundo o Fórum Econômico Mundial.
Vale citar que a presença de líderes mundiais aumentou o esquema de segurança em Davos. As autoridades suíças reforçaram controles nas estradas e no acesso aos locais do evento.
Além das medidas de segurança, a cidade enfrenta impacto na logística, com trânsito mais lento e áreas restritas durante os dias do encontro.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR TAMBÉM:
O Fórum Econômico Mundial segue ao longo da semana com encontros, painéis e reuniões bilaterais que podem influenciar decisões econômicas e políticas em vários países.