Gen Z se atrapalha na declaração de renda e abusa das deduções

De olho na demanda, muitas empresas americanas especializadas na área tributária têm investido para tentar tornar o processo mais tranquilo

Ella_ via Getty images

Sam Becker 4 minutos de leitura

O sistema tributário dos Estados Unidos é reconhecidamente difícil de tentar entender. Por isso, há uma série de opções com tecnologia de inteligência artificial (IA) chegando ao mercado para ajudar os contribuintes a navegar por tantas pegadinhas.

Mesmo assim, novos dados revelam o quão confusos alguns contribuintes que vivem nos EUA estão sobre o que podem ou não fazer para tentar reduzir suas obrigações fiscais — e para os americanos mais jovens, alguns dados são um pouco alarmantes.

GERAÇÃO Z ACHA QUE VALE TUDO

Por exemplo, quase um em cada cinco membros da coorte - termo para designar um grupo de pessoas que compartilha características ou experiências em comum - da Geração Z acredita erroneamente que pode "deduzir qualquer coisa como despesa empresarial", de acordo com dados coletados pela Talker Research em nome da TurboTax, que entrevistou 4.000 americanos que planejam declarar imposto de renda este ano.

Não está claro de onde os 17% da Geração Z que acreditam que podem "deduzir qualquer coisa" tiraram a ideia (reprises de Seinfeld, talvez?), mas eles precisariam de uma empresa para reivindicar uma dedução empresarial.

Além disso, 20% dos entrevistados da Geração Z não acreditam que os estudantes precisam declarar imposto de renda, e outros 13% acham que não são obrigados a pagar impostos se forem pagos em dinheiro — duas estatísticas que provavelmente deixarão os CPAs (sigla para Certified Public Accountan, que designa os contadores públicos certificados dos EUA) do país agitados.

"Declarar impostos pode parecer opressor — tanto que 20% das pessoas preferem enfrentar multidões na Black Friday ou fazerem parte de um júri", disse Lisa Greene-Lewis, CPA e porta-voz da TurboTax, em uma declaração incluída nos resultados da pesquisa.

MILLENNIALS E GERAÇÃO X TAMBÉM SÃO DESINFORMADOS

Mas não é só a Geração Z que tem algumas crenças equivocadas sobre seus impostos. Outras estatísticas surpreendentes do conjunto de dados incluem o fato de que cerca de um quarto dos millennials e da Geração X acham que os imigrantes não pagam impostos, e 27% dos entrevistados da geração baby-boomer acham que não precisam declarar imposto de renda e não conseguem obter um reembolso de imposto se ganharem menos do que os requisitos de renda do Internal Revenue Service (IRS), que administra o sistema tributário do país..

Com muitos equívocos e crenças errôneas em torno de impostos, não é de se admirar que muitas empresas de preparação de impostos estejam investindo recursos para tentar tornar o processo mais tranquilo. Isso inclui a TurboTax, que, novamente, estava por trás dos dados da pesquisa mais recente, que experimentou "faixas expressas com tecnologia de IA" no ano passado e até tornou relativamente fácil para alguns contribuintes declararem em seus smartphones.

Outras empresas seguiram o exemplo ou lançaram serviços concorrentes também, como a H&R Block, que também tem uma ferramenta chamada AI Tax Assist para ajudar os contribuintes a preencher e enviar suas declarações. O problema, com a maioria desses serviços, é que eles normalmente só funcionam para aqueles com declarações relativamente simples, ou seja, pessoas com um emprego ou fonte de renda e nenhuma ou deduções detalhadas limitadas.

Observe também que o IRS lançou um serviço gratuito de declaração de impostos no ano passado chamado Direct File, que foi desenvolvido internamente pelo IRS e também pode ajudar os contribuintes a fazerem suas declarações… assumindo, novamente, que eles tenham situações fiscais simples.

FACILITADORES BRASILEIROS

No Brasil, o Imposto de Renda da Pessoa Física - com um modelo simplificado e outro na versão completa - não costuma apresentar tantas dificuldades na hora da declaração

Já para as empresas a prestação de contas para a Receita Federal - não apenas na época do IR, mas ao longo do ano - não é nada simples. As características do mercado brasileiro fomentaram nos últimos anos a criação de negócios baseados em tecnologia para solucionar problemas contábeis.

Hoje, stão em operação 66 startups voltadas aos serviços contábeis - são fintechs na categoria Contabilidade e Fiscal -, segundo levantamento feito pela Liga Ventures, consultech voltada à consultoria de inovação baseada em tecnologia para acelerar resultados.

A grande maioria tem como foco o B2B, segundo a Liga Ventures. Entre as que têm o atendimento direcionado a Pessoa Jurídica, num total de 28, estão a Qive (ex-Arquivei), Dootax, Systax e Taxcel. Já entre as que oferecem serviços contábeis para Pessoa Jurídica estão a My Capital, IRBot, Akello e Leoa.


SOBRE O AUTOR

Sam Becker é escritor e jornalista freelancer que mora perto da cidade de Nova York. Ele é natural do noroeste do Pacífico, se formou ... saiba mais