Golpe do roubo da voz: veja como criminosos usam IA para se passar por familiares

Novo golpe manipula a voz para aplicar golpes financeiros; confira 4 recomendações para não se tornar uma vítima

Pessoa falando no celular
A Polícia Civil reforça que qualquer ligação desse tipo deve ser confirmada pelos canais oficiais da instituição. Créditos:Pixabay.

Guynever Maropo 1 minutos de leitura

Diversos golpes digitais têm se multiplicado nos últimos meses, com criminosos utilizando diversas estratégias para enganar as vítimas. Agora, um novo tipo de crime vem chamando a atenção das autoridades, o golpe do roubo da voz.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, criminosos se passam por representantes de órgãos oficiais, como delegacias ou a própria secretaria, e ligam para cidadãos alegando tratar de uma suposta ocorrência.

Durante a conversa, as vítimas são induzidas a responder perguntas simples, enquanto os golpistas gravam o áudio para manipular posteriormente.

Segundo Pablo Sartori, subsecretário de Inteligência da Secretaria, os criminosos utilizam ferramentas disponíveis na internet para reproduzir a voz das vítimas e criar falas falsas, com o objetivo de enganar familiares e obter vantagens financeiras.

A Secretaria alerta que não realiza contato telefônico para solicitar dados pessoais e recomenda cautela diante de ligações suspeitas. Orienta ainda que a confirmação da identidade de quem faz o contato seja feita por meio de videochamadas ou canais oficiais.

Leia mais: Fique atento: 8 sinais de golpes digitais que podem atingir qualquer pessoa.

Entre as principais recomendações estão:

1. Desconfiar de ligações inesperadas em nome de órgãos públicos.

2. Evitar fornecer informações pessoais ou financeiras por telefone.

3. Confirmar a identidade do interlocutor por videochamada ou outros meios seguros.

4. Procurar a delegacia mais próxima ou registrar ocorrência online em caso de suspeita.

Leia também: Crimes digitais crescem no Brasil; veja 8 dicas para não ser vítima.

Você pode se interessar também:

A Polícia Civil reforça que qualquer ligação desse tipo deve ser confirmada pelos canais oficiais da instituição e que todos os casos relatados estão sendo investigados.

A recomendação das autoridades é que qualquer ligação suspeita deve ser tratada com desconfiança para evitar cair no golpe do roubo da voz.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais