Hobby vira negócio e leva pista de skate para o escritório

Donos de estúdio de design, irmãos mostram como é possível transformar uma paixão pessoal em um novo produto: móveis transformáveis

Courtesy Zenga Bros

Diana Budds 2 minutos de leitura

O mundo do design não é estranho a móveis transformáveis, como a cama Murphy ou o sofá-cama, mas a Zenga Bros, um estúdio criativo em Vancouver, levou a ideia de multifuncionalidade a novos patamares com um escritório que se transforma em um parque de skate, graças a alguns objetos inteligentes e conversíveis.

Uma estação de trabalho de madeira compensada, completada por um monitor, quadro de cortiça e mesa de pé, se torna metade de um half-pipe, Uma luminária de chão de aço vira rampa e corrimão. E uma mesa de sala de reuniões se transforma em uma rampa piramidal e uma plataforma de grind.

O projeto, chamado Skate Break, lembra alguns dos escritórios de tecnologia no estilo playground antes de eles ficarem sérios e trocarem as mesas de pingue-pongue por ambientes de alto desempenho focados na produtividade. Mas não é que o espírito de diversão tenha desaparecido completamente dos escritórios criativos; de certa forma, ele está apenas ficando mais sofisticado. Um exemplo? Este estúdio sueco tem uma montanha-russa totalmente funcional do lado de dentro de suas paredes.

INSPIRAÇÃO NA FONTE

A Zenga Bros teve a colaboração do skatista profissional Andy Anderson nos designs e gostou da forma como sua perspectiva pode inspirar criatividade além do esporte. “Skatistas prosperam ao olhar para o ambiente urbano de forma diferente”, diz Benny Zenga. “Essa mentalidade criativa é incrivelmente potente e pode ser aplicada a outras atividades criativas também, seja na arte, música, moda ou design de interiores.

Um dos principais desafios foi projetar móveis que pudessem suportar o impacto do skate. Para isso, os Zenga Bros usaram o compensado de abeto - nome popular das diversas espécies do gênero Abies, como são chamadas as árvores coníferas da família das Pináceas - na forma de laminado, com cola com nervuras por baixo para suporte adicional, além de tubos de aço de espessura grossa e cantos reforçados.

No entanto, embora tudo precisasse ser resistente, a ideia não era que os objetos permanecessem imaculados. “Queríamos abraçar as marcas e os arranhões do skate, mas evitar lascas ou amassados, então todas as superfícies de madeira foram revestidas com poliuretano e o aço foi revestido com uma pátina preta meia-noite”, diz Zenga.

Os móveis da Skate Break não estão muito longe dos objetos excêntricos que aparecem nos filmes Zenga Bros, que incluem bicicletas de arte e cabanas de fantasia. “Nós nos especializamos em construir mundos de sonho”, diz Zenga. “Não só gostaríamos de ver o espaço dos escritórios incorporar nossos móveis transformáveis ​​e lúdicos, mas também adotar essa mentalidade em seu local de trabalho.”

Embora não haja planos para produzir a coleção em massa, o estúdio está aberto a ouvir pessoas que queiram construir algo semelhante para seu próprio escritório.


SOBRE A AUTORA

Diana Budds é jornalista especializada em design. saiba mais