Ikea cria pop-up no Roblox para entender a Geração Alpha
A marca aposta no universo dos games para observar hábitos, linguagem e expectativas dos consumidores mais jovens

A nova loja da Ikea está no metaverso.
A empresa anunciou na quarta-feira que está testando uma loja pop-up de edição limitada no jogo Welcome to Bloxburg, do Roblox, oferecendo aos jogadores produtos da Ikea que podem ser usados para decorar casas virtuais.
Esta é a primeira vez que a varejista sueca de móveis entra no mundo dos jogos de forma significativa desde um jogo anterior no Roblox, em 2024, segundo a empresa.
A iniciativa surge após anos observando como jovens adultos e adolescentes construíam e decoravam casas em jogos e se perguntando por que a Ikea não fazia parte disso.
"A Ikea queria entender melhor como a Geração Z e a Geração Alpha pensam sobre decoração e autoexpressão, reconhecendo a necessidade de encontrá-las em plataformas que elas já usam e aprender com a forma como interagem com produtos e espaços em um ambiente digital", disse Parag Parekh, diretor digital da Ikea, à Fast Company.
"Esta é uma área em que queremos ver se há interesse pela Ikea como marca e pelos nossos produtos também no mundo dos jogos".
Parag Parekh, da Ikea
Ainda segundo o executivo, “na Ikea, estamos sempre curiosos e ansiosos para desenvolver e nos conectarmos com as pessoas onde elas estão. Hoje, muitas pessoas estão online e muitas jogam videogames”, diz ele. “Esta é uma área em que queremos ver se há interesse pela Ikea como marca e pelos nossos produtos também no mundo dos jogos.”
OBJETIVO DA IKEA: ENTENDER AS GERAÇÕES Z e ALPHA
O projeto piloto é intencionalmente pequeno, pois seu principal objetivo é coletar aprendizados para a empresa. Por enquanto, estará disponível apenas para pessoas na Austrália e na Suécia, desde 22 de janeiro até 5 de fevereiro.
Localizada dentro da loja virtual de móveis sofisticados do Bloxburg, que os jogadores podem acessar no centro da cidade do jogo, as pessoas têm a opção de escolher entre itens como o sofá Stockholm, a cadeira gamer inflável Brännboll e o tubarão de pelúcia da Ikea chamado Blåhaj.
A empresa afirma que escolheu sua seleção de produtos com base em itens menos comuns no jogo, designs clássicos da Ikea ou itens que a equipe do Bloxburg sugeriu que os jogadores poderiam gostar.
“No geral, o objetivo não é tanto ‘vender’ um catálogo, mas sim entender como os clientes expressam ideias de decoração para suas casas e como os produtos da Ikea podem dar suporte a isso no mundo digital”, diz Parekh.
ESTRATÉGIAS DA IKEA DESVENDADAS
A entrada da Ikea no mundo dos jogos vem na sequência de outras iniciativas inovadoras em tecnologia. No ano passado, a empresa relançou sua linha de casas inteligentes e inaugurou quiosques com a marca Ikea em lojas selecionadas da varejista Best Buy nos EUA. Mas também chegou atrasada à festa do metaverso.
Marcas como Gucci, Nike e Walmart lançaram suas próprias experiências no Roblox em 2022, mas a tendência nunca decolou de fato. Hoje, o sonho de um metaverso virtual amplamente utilizado foi declarado praticamente morto. A Meta demitiu centenas de funcionários de sua própria divisão de realidade virtual recentemente. Há sinais de um possível ressurgimento, com exemplos como a incursão da Ikea nesse espaço e a coleção da Coach no The Sims 4 na última semana, provando que as marcas não estão abandonando completamente os mundos virtuais como espaços para exibir seus produtos.
Para a Ikea, o desafio de traduzir seus móveis físicos para um mundo virtual foi equilibrar o reconhecimento e a simplicidade, já que os itens precisavam transmitir imediatamente a sensação de terem as proporções, cores e silhuetas da Ikea, ao mesmo tempo que funcionavam perfeitamente em um contexto de jogo. A Ikea já possui todos os seus produtos criados em 3D, e a Bloxburg modificou esses mesmos modelos com a aprovação da Ikea para transformá-los em objetos gamificados.
"Estamos muito satisfeitos com o resultado", diz Parekh.
Haverá também um componente presencial para a experiência da Ikea no Roblox, com códigos QR escondidos que serão instalados nas lojas da Ikea nos dois países piloto, que os visitantes poderão escanear para desbloquear itens extras. E uma Ikea no metaverso poderá um dia chegar a outros países também. A empresa afirma que seu projeto piloto de loja virtual é apenas o ponto de partida e acredita que veremos mais de seus móveis para casa em jogos no futuro.