Imposto de Renda 2025: 3 vantagens de fazer a declaração pré-preenchida

A praticidade e a preferência no momenot da restituição lideram a lista de vantagens; confira

pessoa fazendo contas
A novidade de 2025 é que os dados de Contas bancárias do Exterior também poderão ser recuperadas pela declaração pré-preenchida. Créditos: Freepik.

Louize Lazzarim 1 minutos de leitura

No dia 30 de maio encerra-se o período de envio da declaração do Imposto de Renda (IR) de 2025. A responsabilidade é vista como exaustiva, mas, desde 2022, a declaração pré-preenchida facilitou o processo para os declarantes.

Se você ainda não enviou a sua declaração, confira abaixo 3 vantagens que o modelo oferece:

1. Dados de diversas fontes

Os dados podem ser cruzados de diversas fontes, como rendimentos e pagamentos informados por meio da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF), informações sobre atividades imobiliárias (DIMOB), Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (DMED), Carnê-Leão Web, Rendimentos isentos em função de moléstia grave e códigos de juros, rendimentos de restituições recebidas no ano-calendário, contribuições de previdência privada, entre outros.

A novidade de 2025 é que os dados de Contas bancárias do Exterior também poderão ser recuperadas pela declaração pré-preenchida. Essas informações, no entanto, precisam ser revisadas pelo indivíduo, além de serem acompanhadas de documentos de comprovação. 

2. Preferência na ordem de restituição

Os contribuintes que utilizarem os dados cruzados pela Receita Federal na declaração pré-preenchida terão preferência no recebimento da restituição. Além disso, quem optar pelo recebimento em Pix terá ainda mais vantagens na devolução do imposto pago a mais no ano anterior.

Confira a lista com a ordem de recebimento da restituição:

  • Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
  • Idosos acima de 60 anos, deficientes ou portadores de moléstia grave;
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • Contribuintes sem prioridade legal, mas que optaram por receber a restituição via Pix e utilizaram a declaração pré-preenchida simultaneamente;
  • Contribuintes sem prioridade legal, mas que optaram por receber a restituição via Pix ou utilizaram a declaração pré-preenchida.

O desempate é feito pelo envio do IR 2025. Quem enviou com mais antecedência, receberá a restituição primeiro.

3. Exatidão no processo de preenchimento

Pessoas com diversas fontes de renda, investimentos, bens e despesas dedutíveis são privilegiados com o modelo pré-preenchido do Imposto de Renda, porque ele garante que nenhum dado será perdido ou esquecido durante o processo.


SOBRE A AUTORA

Jornalista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e escritora do livro "Sem Intervalo para Sorrir: Memórias do 29 de abril de 2015... saiba mais