Imposto de Renda 2025: preciso declarar o que tenho na poupança?
Confira o passo a passo de como declarar e evitar cair na malha fina

Com a proximidade do término do prazo para a declaração do Imposto de Renda, ainda existem dúvidas sobre as etapas do processo, como a necessidade de declarar valores em contas poupanças.
De acordo com a Agência Brasil, embora esse tipo de investimento seja isento de pagamento de imposto, em alguns casos, é necessário informá-lo na declaração. Por isso, entender como declarar a poupança corretamente é essencial para evitar problemas com o Fisco e manter as obrigações em dia.
Contribuintes que possuem saldo superior a R$ 140,00 em contas de poupança, sejam elas próprias ou de dependentes, devem declarar essa aplicação no Imposto de Renda 2025. A poupança, apesar de isenta de tributação, precisa ser informada para que a Receita Federal tenha conhecimento do patrimônio do contribuinte.
Em suma, mesmo que o contribuinte não tenha obrigatoriedade de declarar o IR em 2025, se houver saldo em poupança, a recomendação é a de realizar a declaração para evitar inconsistências nos registros da Receita Federal.
Como declarar valores da poupança no Imposto de Renda?
O processo para declarar o saldo da poupança no Imposto de Renda segue os seguintes passos:
1. Acessar a ficha "Bens e Direitos".
2. Clicar em "Novo" para adicionar a aplicação.
3. Selecionar "04 – Aplicações e Investimentos" e, em seguida, "01 – Depósito em conta poupança".
4. Informar se a conta está em nome do titular ou de um dependente.
5. Preencher o CNPJ do banco e o valor do saldo.
6. No campo "Discriminação", indicar se a conta é conjunta e, se for, informar o CPF do outro titular.
7. Preencher os dados do banco, agência, número da conta e dígito verificador.
8. Inserir os saldos em 31/12/2023 e em 31/12/2024.
9. Clicar em "OK" para finalizar.
Documentos necessários
Para realizar a declaração, é necessário ter em mãos o informe de rendimento fornecido pela instituição bancária. Nele constam os valores aplicados, os rendimentos, o CNPJ e o nome da instituição.
O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 vai de 17 de março a 30 de maio. Quem não cumprir o prazo ou enviar com erros pode cair na malha fina.