Imposto de Renda 2025: quando o dinheiro do 1º lote da restituição será liberado?

A Receita Federal liberou nesta sexta-feira (23) a consulta ao maior lote da restituição da história

Carteira vazia devido a ilustração de banner
O valor será depositado na conta informada na declaração. Se não for resgatado em até um ano, o contribuinte deve solicitar a restituição pelo Portal e-CAC. Créditos: Freepik.

Guynever Maropo 1 minutos de leitura

A Receita Federal liberou nesta sexta-feira (23), desde às 10h, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2025. O pagamento será realizado no dia 30 de maio, data que também marca o fim do prazo para entrega da declaração. Este será o maior lote já registrado pela Receita, com R$ 11 bilhões destinados a 6,25 milhões de contribuintes.

Segundo a Agência Brasil, a restituição será paga em cinco lotes, nas seguintes datas: 30 de maio, 30 de junho, 31 de julho, 29 de agosto e 30 de setembro.

Como consultar a restituição do IR 2025?

A consulta pode ser feita no site da Receita Federal, acessando a aba "Imposto de Renda" e, em seguida, "Consultar minha restituição". É necessário ter login no gov.br, que pode ser criado com CPF e dados bancários.

O valor será depositado na conta informada na declaração. Se não for resgatado em até um ano, o contribuinte deve solicitar a restituição pelo Portal e-CAC, acessando o menu "Declarações e Demonstrativos" e selecionando "Meu Imposto de Renda" e, depois, "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Calendário da restituição do IR 2025

1º lote: 30 de maio

2º lote: 30 de junho

3º lote: 31 de julho

4º lote: 29 de agosto

5º lote: 30 de setembro

Quem tem prioridade na restituição?

Contribuintes que utilizam a declaração pré-preenchida ou optam por receber via Pix seguem tendo prioridade, além de idosos, pessoas com deficiência e professores, conforme a legislação vigente do Imposto de Renda.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais