Imposto de Renda 2025: quando o dinheiro do 4º lote da restituição será liberado?

O pagamento seguirá a mesma ordem de prioridade dos lotes anteriores; confira

Pessoa colocando cartão no caixa eletrônico
A restituição corresponde aos valores pagos a mais pelos contribuintes durante o ano-base de 2024. Créditos:Freepik.

Guynever Maropo 1 minutos de leitura

A Receita Federal pagou no último dia 30 de maio o primeiro lote de restituições do Imposto de Renda 2025, data que também marcou o encerramento do prazo para envio das declarações. Mais de 6,2 milhões de contribuintes foram beneficiados, com um montante recorde de R$ 11 bilhões, que inclui também restituições residuais de anos anteriores.

Após o início do pagamento, surge a curiosidade a respeito dos lotes seguintes de pagamento. Segundo a Receita, a consulta aos valores da restituição ficam disponíveis sempre uma semana antes do pagamento. Portanto, seguindo a ordem dos cinco lotes, a consulta ao quarto lote estará disponível no dia 22 de agosto e o pagamento dia 29 de agosto, conforme o cronograma oficial.

Segundo a Agência Brasil, o processo segue a mesma ordem de prioridade dos lotes anteriores. Têm preferência no recebimento idoso a partir de 80 anos, contribuintes com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência, portadores de doenças graves, profissionais cuja principal fonte de renda é o magistério e quem utilizou a declaração pré-preenchida combinada com a opção de recebimento via Pix.

Para receber via Pix, é obrigatório que a chave cadastrada seja o CPF do contribuinte. Outras chaves, como e-mail ou número de telefone, não são aceitas.

O calendário da restituição do Imposto de Renda em 2025 está dividido em cinco lotes. Confira abaixo:

  • 1º lote: 30 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 29 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Além desses, a Receita Federal ainda realiza pagamentos de lotes residuais, destinados a contribuintes que caíram na malha fina ou precisam retificar a declaração.

A restituição corresponde aos valores pagos a mais pelos contribuintes durante o ano-base de 2024. A consulta pode ser feita pelo site oficial da Receita Federal, na aba "Meu Imposto de Renda", ou pelo aplicativo disponível para Android e iOS.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais