Imposto de Renda 2025: quando o dinheiro do 5º lote da restituição será liberado?

A consulta do último lote estará disponível uma semana antes do pagamento; veja como verificar e quem tem prioridade

Tela do computador aberta no site do Imposto de Renda 2025
Para utilizar o Pix, é necessário que a chave cadastrada seja o CPF do contribuinte. Chaves como e-mail ou número de telefone não são aceitas. Créditos: gov.br, Freepik

Guynever Maropo 1 minutos de leitura

A Receita Federal iniciou o pagamento das restituições do Imposto de Renda 2025 no dia 30 de maio, mesma data em que se encerrou o prazo para envio das declarações.

A restituição do Imposto de Renda é o valor que um contribuinte pagou a mais de imposto durante o ano anterior. Você tem direito a ela quando, no acerto de contas com a Receita Federal, é identificado que pagou mais impostos do que deveria. Nessa situação, a Receita devolve a diferença por meio da restituição do Imposto de Renda.

De acordo com o cronograma oficial, o quinto e último lote será pago no dia 30 de setembro. A consulta aos valores estará disponível uma semana antes, conforme o padrão adotado nos lotes anteriores.

A ordem de prioridade para recebimento segue critérios definidos pela Receita Federal. Têm preferência idosos a partir de 80 anos, contribuintes com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência, portadores de doenças graves, profissionais cuja principal fonte de renda é o magistério e usuários da declaração pré-preenchida com recebimento via Pix.

Para utilizar o Pix, é necessário que a chave cadastrada seja o CPF do contribuinte. Chaves como e-mail ou número de telefone não são aceitas.

O calendário de restituição do Imposto de Renda em 2025 está organizado em cinco lotes:

  • 1º lote: 30 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 29 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Além desses, a Receita Federal realiza pagamentos de lotes residuais, destinados a contribuintes que caíram na malha fina ou precisaram retificar a declaração.

A restituição corresponde aos valores pagos a mais pelos contribuintes durante o ano-base de 2024. A consulta pode ser feita pelo site da Receita Federal, na aba "Meu Imposto de Renda", ou pelo aplicativo disponível para Android e iOS.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais