Imposto de Renda 2025: que horas abre a consulta ao 1º lote da restituição?

A consulta já tem data e hora marcada; saiba como descobrir se o nome está na lista e quanto você tem a receber

Homem segurando cartão e mexendo no celular
O envio da declaração do IRPF 2025 (ano-base 2024) termina às 23h59 do dia 30 de maio. Créditos:Freepik.

Guynever Maropo 2 minutos de leitura

Com o fim do prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2025, começa uma nova etapa: os aguardados pagamentos da restituição. Para os contribuintes com valores a receber, a consulta ao montante estará disponível uma semana antes do início dos depósitos.

Como o pagamento será feito no dia 30 de maio, dando início ao calendário que segue até 30 de setembro, as consultas serão abertas na sexta-feira (23). Sobre o horário, a Receita Federal informa que a consulta ao primeiro lote da restituição do IR 2025 estará disponível a partir das 10h do mesmo dia.

A consulta pode ser feita pelo site da Receita Federal, acessando a área “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicando em “Consultar a Restituição”. Também é possível utilizar o aplicativo oficial da Receita, disponível para tablets e smartphones.

Confira o calendário completo de pagamentos da restituição do IR 2025:

1º lote: 30 de maio

2º lote: 30 de junho

3º lote: 31 de julho

4º lote: 30 de agosto

5º lote: 30 de setembro

A ordem dos pagamentos segue critérios de prioridade. Recebem primeiro os idosos com mais de 80 anos, seguidos pelos contribuintes entre 60 e 79 anos. Em seguida, entram na fila pessoas com deficiência, portadores de doenças graves e professores. Contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber via Pix com chave CPF também têm prioridade.

Vale lembrar que o envio da declaração do IRPF 2025 (ano-base 2024) termina às 23h59 do dia 30 de maio, próxima sexta-feira.

De acordo com a Agência Brasil, o crédito será feito diretamente na conta bancária ou chave Pix (tipo CPF) informada na declaração. Caso o nome não conste na lista de restituição, o contribuinte deve acessar o e-CAC para verificar pendências. Se houver alguma, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.

Se o valor não for depositado, por exemplo, por conta desativada, ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O agendamento pode ser feito pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para pessoas com deficiência auditiva).

Após um ano sem resgate da restituição do Imposto de Renda, será necessário solicitar o valor no Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais