IPVA para idosos: veja quem tem direito à isenção e como solicitar

Entenda quando motoristas idosos podem obter isenção do IPVA e quais documentos são exigidos

Idosos direito isenção IPVA
Idosos precisam comprovar deficiência para ter isenção do IPVA em 2025. Crédito: Freepik

Gabriel Nassif 2 minutos de leitura

Com a chegada do período de pagamento do IPVA 2025, é comum que motoristas tenham dúvidas sobre a possibilidade de isenção.

No entanto, especificamente sobre os motoristas idosos, é importante citar que, apesar de ser previsto em lei, o benefício não é automático e depende da comprovação de deficiência física, mental, visual ou sensorial, conforme critérios definidos por cada estado.

Isso porque o envelhecimento não assegura o direito à dispensa do imposto. O benefício é concedido às pessoas com deficiência (PcD) que apresentem limitações funcionais permanentes, afetando a mobilidade ou a capacidade de dirigir. Dessa forma, idosos sem diagnóstico de deficiência não têm direito automático à isenção.

Leia também: IPVA 2026: veja quem tem direito ao desconto do Bom Condutor

Quando o idoso pode ter direito?

As Secretarias Estaduais da Fazenda esclarecem que o benefício pode ser concedido quando o idoso apresenta uma condição física, mental ou sensorial que compromete, de forma permanente, sua rotina e capacidade de conduzir um veículo.

Nesses casos, o proprietário se enquadra legalmente como PcD e pode solicitar a isenção do IPVA.

Doenças que garantem o benefício

Entre as condições que costumam garantir o direito estão paralisias, amputações, sequelas de AVC e doenças degenerativas, como Parkinson e Alzheimer em estágios avançados. Também podem ser contempladas deficiências visuais significativas e casos de autismo moderado ou severo.

É importante saber que a isenção é válida para apenas um veículo por beneficiário, mesmo que o idoso possua mais de um automóvel registrado em seu nome.

Laudo médico é obrigatório

Vale citar ainda que para obter o benefício, é necessário apresentar um laudo médico emitido por um órgão público ou credenciado. O documento deve detalhar a condição do requerente e comprovar como ela limita a mobilidade ou a condução do veículo.

Em São Paulo, por exemplo, a avaliação é feita pelo Instituto de Medicina Social e de Criminologia (IMESC).

Como solicitar a isenção?

O pedido deve ser feito pelo site da Secretaria da Fazenda ou do Detran do estado onde o veículo está registrado. É necessário enviar o laudo médico, documentos pessoais e o formulário de requerimento.

Seguir corretamente as orientações do órgão estadual ajuda a evitar atrasos e garante que o benefício chegue a quem realmente tem direito, reduzindo os custos anuais com o imposto.

Esse vídeo pode te interessar:

Regras variam entre os estados

As normas de concessão da isenção variam conforme a legislação estadual. Por isso, é recomendado que o motorista consulte o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Secretaria da Fazenda antes de iniciar o processo.

Em algumas regiões, veículos com mais de 15, 20 ou 30 anos de fabricação também recebem isenção de pagamento do IPVA automática, independentemente da condição de saúde do proprietário.

Leia mais: IPVA e IPTU: vale a pena pagar à vista ou parcelado?


SOBRE O AUTOR

Jornalista, com experiência em produção de matérias e conteúdos multiplataforma. Atuou em veículos independentes e comunitários, além ... saiba mais